Ciências Econômicas – Direito e Economia
Por: Eleilson Martins • 29/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 98 Visualizações
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Centro de Ciências Sociais - CCSO
Ciências Econômicas – Direito e Economia
Prof: Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro
Eleilson de Jesus Gonçalves Martins
I Encontro Maranhense de Economia
São Luís, 26 de maio de 2019
Eleilson de Jesus Gonçalves Martins
Relatório: I Encontro Maranhense de Economia
Esse relatório foi realizado com a finalidade de compor a primeira avaliação da cadeira de Direito e Economia da professora Solange Cristina. E tem como tema: Direito Tributário.
São Luís, 26 de maio de 2019
I Encontro Maranhense de Economia
Repensando as estratégias do desenvolvimento no Maranhão” é o tema do I Encontro Maranhense de Economia, que teve início na manhã de quinta-feira, 23/05, com a apresentação de minicursos voltados a questões socioeconômicas do estado do Maranhão que foram realizados durante o dia, e a noite palestra evento esse, que, foi até o dia 24/05. É desenvolvido pela parceria entre o Departamento de Economia da UFMA e o Conselho Regional de Economia (Corecon)
Conferência de abertura
Tema: A realidade e as contradições sociais no Maranhão
Profa. Dra. Maria Ozanira S. Silva (Coordenadora do Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Públicas direcionadas à pobreza –GAEPP/UFMA)
Na noite do dia 23/05, a conferencia foi aberta com a palestra da Profa. Dra. Maria Ozanira S. Silva, que veio a falar sobre A realidade e as contradições sociais no Maranhão. Ela destacou a realidade, a partir da pobreza e da extrema pobreza em quanto um fenômeno persistente em termos estruturais e conjunturais na realidade socioeconômica do nosso estado.
Ela partiu da percepção de pobreza como fenômeno estrutural decorrente da dinâmica histórica do desenvolvimento do capitalismo e enquanto fenômeno complexo multidimensional e relativo. Essa percepção permite desconsiderar o entendimento deste fenômeno como decorrente apenas da insuficiência de renda que categoriza os pobres como um grupo de fronteiras delimitadas.
Disse que a pobreza é mais que insuficiência de renda, é desigualdade na forma de apropriação e redistribuição da riqueza socialmente produzida, é não acesso a serviços sociais básicos, a informação, ao trabalho, a renda digna, é não participação social e política, ou seja a pobreza e um fenômeno multidimensional mais tem como determinação primeira a dimensão estrutural, considera fatores externos impostos ao ambiente dos pobres, o comportamento do pobre é consequência e não causa da pobreza.
A pobreza existe porque homens e mulheres são inseridos na produção como vendedores da sua força de trabalho para os capitalistas detentores dos meios de produção, gerando a mais-valia cuja consequência é a instituição da pobreza e da pobreza enquanto produto da exploração.
A temática da pobreza tem sido preocupação constante no campo teórico conceitual e de intervenção social. Ela cita a má distribuição de riqueza, onde poucos contem muito e muitos contem pouco, isso por meio de estatísticas e estudos, que mostraram mulheres estão em piores postos de trabalho e quase todos os bilionários do mundo são homens.
Trabalhadores são mal remunerados e cada vez mais, ter um trabalho não significa escapar da pobreza. Muitos trabalhadores estão desempregados, ou trabalham e continuam em condições de pobreza.
É preciso de programas de transferência de renda, medidas de elevação de investimentos econômicos e sociais em apoio a formas de intervenções governamentais na realidade do estado, neste aspecto ela destacou a importância do plano de ações Mais IDH criado pelo atual governo do MA.
A Profa. Dra. Maria Ozanira S. Silva veio a nos mostrar a realidade presente em nosso Estado, que a pobreza e desigualdade, em pleno século XXI, ainda estão muito presentes, não só em nosso Estado, mais em todo o país. É preciso criar ações para combater essa realidade, dizer não ao preconceito e discriminação, e sim a democracia, a educação, ao desenvolvimento da ciência e tecnologia para retirar a maioria da população do nosso Estado da pobreza que foi submetida.
...