Consequências da construção de uma ferrovia para população
Artigo: Consequências da construção de uma ferrovia para população. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MCOliveira • 15/8/2014 • Artigo • 527 Palavras (3 Páginas) • 367 Visualizações
CONSEQUÊNCIAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA FERROVIA PARA POPULAÇÃO
Como toda obra, uma ferrovia também causa impactos sociais, ambientais e econômicos em relação à população. Porém, para diminuir e até evitar esses impactos, existem vários estudos que irão analisar a obra e dizer o que pode e o que deve ser feito. Fogliatti (2004) aponta que “a escolha do traçado de uma ferrovia deve levar em consideração as características físicas, biológicas e antrópicas da região a ser estudada com o objetivo de ordenar a exploração dos recursos naturais de acordo com a legislação aplicável reduzindo os danos ambientais que possam ser causados em função das intervenções”.
Mendes (2006), afirma “em seu trabalho que a partir da legislação brasileira aplicada à ferrovia, da exposição de conceitos aplicados ao setor e do estudo prático do transporte ferroviário de cargas perigosas, podemos propor modificações nas atividades dos setores inerentes à ferrovia de forma a corrigir e reduzir riscos de geração de passivo ambiental nesta atividade, assim como evitar a aplicação de sanções pecuniárias às concessionárias ferroviárias brasileiras.”
Uma ferrovia é uma obra de grande porte, isso faz com que antes de ser implantada, deve fazer um estudo de toda a região, através de atividades científicas e técnicas que incluem o diagnóstico ambiental, a identificação, previsão e avaliação dos impactos significativos, e a definição das medidas mitigadoras e do monitoramento desses impactos.
Para essa obra são necessárias licenças ambientais, que só serão cedidas a partis de documentos que são o RIMA – Relatório de Impacto Ambiental e o EIA – Estudo de Impacto Ambiental. Esses são formas de transmitir a população todo o impacto causado pela ferrovia, eles transformam toda a linguagem difícil das análises em uma linguagem simples de entendimento para sociedade. Através disso o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente que é um órgão consultivo do SISNAMA – Sistema Nacional do Meio Ambiente, libera as licenças necessárias.
Para se fazer um estudo correto da região afetada, se deve ter levantamentos que ajudará nos estudos, são eles:
Levantamento Faunístico;
Levantamento Florísticos;
Estudo dos recursos hídricos;
Estudo com toda a população que será atingida de forma direta ou indireta com o projeto da ferrovia.
Logo após uma seleção de impactos é feita, e todos os seus estudos em relação ao efeitos ao longo do tempo e espaço dos ambiente e população atingida. Este estudo está limitado a área diretamente afetada, como por exemplo as pessoas que moram por perto que vai sofrer com a construção, uma nascente que poderá ser destruída, uma população de animais que tem seu habitat por perto, desmatamento de uma reserva natural, e também, se for descuidada, pode-se juntar montanhas de terra, causando desmoronamentos, que afeta a todos em volta. Prevendo isso, as Normas Ambientais estabelece procedimentos específicos para a proteção dos maciços de terra e para a recuperação de áreas degradadas, que deverão ser obedecidos por todos os contratados que se tornarem responsáveis
...