Coordenação do Curso de Geografia
Por: 081.755.593-57 • 15/4/2024 • Relatório de pesquisa • 348 Palavras (2 Páginas) • 63 Visualizações
[pic 1]
Ministério da Educação - MEC
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Coordenação do Curso de Geografia – CCGEO
Disciplina: Biogeografia
Docente: Bartira Viana
Discente: Jandir Oliveira
Relatório do Vídeo 2
“As Ilhas que Mudaram o Mundo”
As ilhas Galápagos são um conjunto de 12 ilhas isoladas no vasto oceano pacifico. Por milênios, suas praias de lava e seus enormes vulcões montanhosos permaneceram ignorados, intocados, inatingíveis até que o bispo do Panamá há quase 500 anos atrás ser trazido para as ilhas pelas fortes correntes marítimas e durante 6 dias permaneceram admirados e confusos, se alimentando de cactos e procurando água potavél.
Por anos, ninguém tinha certeza de que Galápagos realmente existia. Em 1600 alguém colocou as ilhas no mapa e depois disso as ilhas passaram a “existir”. As baleias cachalotes também vivem em Galápagos e a sua existência atraiu caçadores na busca do óleo de baleia, hoje elas são protegidas, mas não muitos tempos atrás eram vistas como monstros e os humanos a matavam para terem lucros. A tartaruga foi outro animal que sofreu com a descoberta das ilhas, pois os piratas procuravam comida a gordura e a carne das tartarugas era um perfeito estoque para o navio. Em algumas ilhas as tartarugas gigantes foram dizimadas. Existe também um lado bom da descoberta das ilhas, começou a ser estudada, cada ilha ganhou seu próprio nome, descobriram lugares seguros para ancorar e também arvores que serviam para fazer reparos nos barcos. Para toda a criatura que fez de Galápagos seu lar a vida é difícil, mas não é um inferno.
Diferente dos que vieram antes dele as ilhas, Charles Darwin via Galápagos como uma nova terra que recentemente emergia do oceano, por forças muito ativas abaixo delas. Darwin também encontrou a única água potável num raio de 900km. Até ao final de sua vida Darwin tinha uma certeza, que a origem de todas as suas ideias vieram das ilhas de Galápagos. Todas as 12 ilhas que formam Galápagos, tem sua história para contar. As Galápagos não são mais um inferno na terra, mas uma demonstração viva e vibrante da evolução da vida.
...