Desequilíbrio no abastecimento do mercado
Por: danielbchen • 9/3/2021 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
Desequilíbrio no abastecimento do mercado.
Recentemente entramos em um quadro de pandemia mundial, e devido a isso abastecimentos de alimentos em todo o mundo foi afetado. O Brasil mesmo que sua produção de alimentos seja de feita de forma abundante em todo o território nacional encontra-se em uma crise econômica e alimentícia devido ao aumento no preço do arroz e do óleo, os quais são uma das bases da alimentação do brasileiro.
Mesmo que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) esteja baixo, o preço dos alimentos houve um aumento de cerca de 8%, porém como já citado anteriormente o arroz e o óleo tiveram um aumento mais significativo que os demais chegando a 19,2% e 18,6%, respectivamente.
Dentre os fatores que levaram a esse aumento no preço dos alimentos os mais fáceis de se observar é o aumento no preço do dólar e a redução da taxa Selic.
Com a desvalorização do real os agricultores começaram a vender mais produtos para o mercado externo por ser mais vantajoso em relação ao mercado interno, fazendo que a demanda que permanecera constante e a oferta diminuiu, fazendo assim com que houvesse o aumento do preço desses alimentos.
Prós:
Segurança: Os títulos gerados no tesouro são títulos das dívidas do governo, logo as chances de eventuais calotes são mínimas.
Acessibilidade: É um investimento de fácil acesso, pois pode começar a investir em títulos do governo a partir de 30 reais.
Rentabilidade: Os rendimentos da aplicação do governo são muito bons, considerando o mercado de renda fixa, no qual a rentabilidade dos investimentos já é parcial e totalmente conhecida antes de investir. A rentabilidade do Tesouro Direto varia conforme o título, mas há opções que acompanham a Selic, o que já desbanca a poupança, por exemplo, e o IPCA, o que garante rentabilidade acima do índice de preços do Brasil.
Contras:
Risco: A rentabilidade dos títulos só é garantida para quem carrega o papel até o vencimento. Quando ocorre uma venda antecipada, o título é vendido a preço de mercado, que é definido de acordo com as flutuações da Selic e das perspectivas futuras para a taxa básica de juros.
Na hora da venda antecipada, o investidor pode ter ganhos, mas também pode ter rendimento negativo, e esse é o grande risco do Tesouro Direto. Nesses casos, é mais aconselhável ficar com o título até o vencimento para garantir a rentabilidade contratada, não importando como os indicadores macroeconômicos estejam reagindo.
...