TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinantes econômicos da Revolução Inglesa de 1640

Projeto de pesquisa: Determinantes econômicos da Revolução Inglesa de 1640. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE HEG

1. Explique os determinantes econômicos da revolução inglesa de 1640.

Com a descoberta das americas e a evolucao do comercio, os produtores agricolas e os mercadores começaram a vender as suas mercadorias para lugares mais distantes, criando uma divisao do trabalho (onde algumas aldeias abasteciam seus teares com lã, por exemplo). Aqueles que tinham dinheiro iniciaram sua propria producao agricola, ou criacao de rebanho em terras proprias ou arrendadas.

Com isso, aqueles que tinham rendimento fixo, como a aristocracia, o baixo clero e pequenos camponeses, ficaram mais pobres. Enquanto aqueles que viviam do comercio e da producao para o mercado enriqueceram.

A aquisicao de terras era uma opcao muito atrante áqueles que tinham dinheiro e que queriam prosperar, entao o capital que antigamente ficava acumulado na cidade, passou a ser investido no campo.

A alta de preços e o pensamento capitalista (tanto de mercadorias como de rendas da terra) prejudicou fortemente uma camada da sociedade, que se viu sempre endividada, sem condicoes de manter o seu nivel de luxo na vida ou até expropriada.

Além dos fatores relacionados a terra, há também que se considerar o surto industrial que ocorreu na Inglaterra, que antes era exportadora de materias-primas, e depois virou exportadora de produtos manufaturados e para países muito mais distantes, bunscando aumentar seu mercado consumidor.

As industrias locais eram controladas por guildas, que estabeleciam preços, limitavam o numero de trabalhadores naquele setor, entre outras regras que, com a expansao do comercio, se tornaram inapropriadas e obsoletas, pois nao acompanhavam o progresso, significando uma limitacao para os comerciantes, produtores e para a industria. Tendo isso em vista, as industrias se retiraram das cidades, direcionando-se para o interior e para os suburbios, onde nao existiam corporacoes e nem regulamentos para a sua produçao. O que causou um choque com as corporaçoes das cidades e com a monarquia, que pretendiam manter o comercio atrelado e controlado pelo Estado, preservando o comportamento feudal e suprimindo o acumulo de capital fora das mãos monarquia.

2. Apresente os principais aspectos da revolução francesa de 1789 segundo Hobsbawn.

A França era poderosa comerciante, seu comercio externo se expandia rapidamente e tinha seu sistema colonial mais dinamico do que o sistema britanico mas a monarquia absolutista era tipica e aristocratica, o que causava um grande conflito de interesses com a burguesia.

Os nobres tinham dificuldades de manter os seus padroes de vida pois suas fortunas se esvaiam uma vez que raramente sabiam administrar seu dinheiro. Sendo assim, essa classe social decidiu ocupar alguns cargos da monarquia, abusando de seus privilegios e direitos feudais para extorquir as classes mais baixas, como a dos camponeses. Alem disso a monarquia impunha leis que feriam a produtividade, sendo um grande obstaculo para a industria e para a expansao do mercado.

Esses fatores foram alguns causadores do inicio do descontentamento da naçao.

O regime absolutista era contestado pelos ideais iluministas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com