ECONOMIA II: POLITICAS MACROECONOMIA, CORONA VÍRUS E PETRÓLEO
Por: 18patricia08 • 21/3/2020 • Trabalho acadêmico • 726 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE- IFAC
TÉCNICO SUBSEQUENTE EM ADMINISTRAÇÃO
PATRÍCIA PEREIRA LIMA
ECONOMIA II: POLITICAS MACROECONOMIA, CORONA VÍRUS E PETRÓLEO
SENA MADUREIRA / ACRE
2020
PATRÍCIA PEREIRA LIMA
ECONOMIA II: POLITICAS MACROECONOMIA, CORONA VÍRUS E PETRÓLEO
Políticas Macroeconômicas, Impacto Corona Vírus e Petróleo para a nota parcial da disciplina de Economia II ministrada pelo docente: Richarles de Araújo.
SENA MADUREIRA / ACRE
2020
Políticas Macroeconômicas, Corona Vírus e Petróleo.
Quando se fala em macroeconomia estamos relacionando a economia no seu sentido mais amplo. Tendo em vista que a economia interna tem como objetivo resolver os problemas econômicos do país, como por exemplo a questão do emprego e desemprego o nível dos preços dos produtos, as taxas de juros e a renda. A visão macroeconômica visa esses mesmos objetivos só que no plano muito maior do que simplesmente uma economia local, abrangendo toda a economia mundial. Tendo por finalidade o crescimento econômico e as soluções para os problemas que envolvem a economia.
Tendo em vista a visão macroeconômica da economia, podemos citar várias crises que o nosso países tem enfrentado já em relação a economia mundial, com ações menores e maiores para regular a economia, um exemplo disso é a diminuição do governo com redução dos ministérios que passou de 29 para 22, como também a crise do petróleo que envolve um problema mundial e também o Corona vírus que tem preocupado o mundo todo e influenciado a economia mundial.
A política econômica mundial dos últimos dias tem enfrentado um problema em relação a saúde mundial de um vírus (Corona Vírus) que tem se espalhado por todo o mundo afetando tanto as pessoas como a economia mundial e Guerra do Petróleo entre a Rússia e a Arábia Saudita. Paradoxalmente, era Riad que defendia, reduzir a produção do petróleo bruto para tentar sustentar os preços que já haviam caído 20% e que ameaçavam seguir dessa forma ante a diminuição da demanda por causa dos efeitos do corona vírus sobre a economia global. O governo estuda conceder novos incentivos fiscais e monetários para prestadores de serviços, pequenas empresas e outros setores de mão de obra intensiva pra estabilizar o nível de emprego no país.
A cotação dos principais produtos exportados pelo Brasil despencou após o aparecimento do surto de corona vírus na China, o principal comprador das commodities nacionais. Desde a segunda quinzena de janeiro (quando o corona vírus começou a ter efeito nos mercados globais), o preço da soja em grão caiu 5,13%, o do petróleo recuou 15,5% e o minério de ferro teve retração de 14,3%. Consultores da área de mineração, por exemplo, ainda não veem a necessidade de mudança de estratégia por parte das empresas. Até porque, afirmam, não haveria muito o que fazer, uma vez que a China compra hoje 64% de todo o minério de ferro produzido no Brasil.
...