Educação Infantil
Seminário: Educação Infantil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pituxa • 15/10/2013 • Seminário • 3.212 Palavras (13 Páginas) • 403 Visualizações
Podemos dizer que com o passar dos anos as escolas passaram por diversas transformações. Não há como encarar mais a forma de ensinar como era outrora, os tempos mudaram, os alunos mudaram, e a escola precisa acompanhar junto aos educadores todo esse processo. Os teóricos, Piaget, Vigostsky, Wallon, Montessori, Waldorf e Frenet tiveram grande influencia no processo de ensino aprendizagem pois os mesmos contribuíram para o desenvolvimento humano, motricidade e linguagem e cognição.
Também o processo de avaliação passou por várias mudanças torna-se claro a necessidade de se construir conhecimentos e reflexão por parte de professores educadores acerca do processo avaliativo formal na Educação Infantil.
Na analise feita através da imagem da figura 3 de 1950 podemos constatar que a turma é composta por 26 alunos, com 10 meninas e 16 meninos.
Naquela época, a escola não possuía uniformes cada criança vestia-se conforme suas condições financeiras. A organização da turma em sala de aula era através de fileiras, a postura das crianças da para observar na imagem que alguns alunos estavam prestando atenção para oque a professora estava falando e outros estavam olhando para a câmera fotográfica.
Quanto a expressão dos alunos da para perceber que alguns estão sorrindo, outros estão sérios.
Na analise feita através da imagem da figura 4 de 2013 , podemos constar que a turma é composta por 14 alunos sendo que com 08 meninas e 06 meninos , a escola não possui uniformes cada criança vestia- se conforme suas condições financeiras. A organização da sala de aula da para perceber que o professor posicionou os alunos em circulo para contar uma história, a postura das crianças da para perceber na imagem que alguns alunos estavam prestando atenção para oque a professora estava falando e outros estavam olhando para a câmera fotográfica.
O nosso grupo realizou uma pesquisa com dois adultos que frequentaram a escola no segmento da Educação Infantil nas décadas de 1953 e 1966. O primeiro entrevistado foi o diretor da escola EENAV da cidade de Passo Fundo RS, o Sr. José Carlos Morando.
Em entrevista conosco o mesmo relatou com muito entusiasmo relembrando do seu passado , que quando cursou o Pre no ano de 1966 os tipos de materiais escolares utilizados era apenas uma cartilha escolar, lápis e borracha. Os uniformes usados na época era camiseta branca, calça azul, meia preta ou azul e sapato preto, não tinha agrupamento em sala de aula, a professora passava a lição e os alunos tinham que decorar a matéria e no dia seguinte apresentar oque tinha apreendido no dia anterior. O entrevistado lembra que os professores tinham ótimas intensões na hora de ensinar pois eram bons professores dedicados, pegavam na mão para ensinar as atividades.
O que ficou gravado em sua memoria é que os professores, eram amorosos, atenciosos, brincavam com os alunos na hora do recreio de diversas brincadeiras dentro delas ele relata, brincadeira de roda e cinco Maria. As musicas cantadas na época era roda cutia, atirei o pau no gato, hino nacional, hino municipal, as história ouvidas eram Chapeuzinho vermelho, três porquinhos, Rapunzel, as formas de sanção quando aconteciam quem incomodava ou desobedecia tinha que ficar de joelhos de costas para a turma toda, as formas de elogio de elogio era em forma de estrelinha no caderno, a professora escrevia também parabéns, ótimo, muito bom no caderno do aluno. O professor avaliava o aluno através de notas de 1 a 10.
Nas festividades o entrevistado relembra com muita emoção pois nos dia das mães era confeccionado um cartão colorido para a mãe, também em outras datas comemorativas como o desfile de sete de setembro que o qual gostou muito de participar.
A segunda entrevista foi a Sra. Maria do Carmo Badin Bortoluzi, que cursou o pre na escola Menino Jesus no ano1953, os tipos de materiais escolares utilizados na época era também caderno, lápis e borracha, os uniformes era saia azul, blusa branca, meia branca e sapato preto. A mesma relembra que não tinha forma de agrupamento na sala de aula pois a professora entrava na sala e passava as atividades e ajudava individualmente cada aluno. Os procedimentos que ficaram na memoria da entrevistada era que a professora da turma era muito atenciosa, amorosa, sentava-se junto as crianças nas mesas para ensinar as atividades, eram poucas as crianças que quando terminava o ano letivo saiam sem saber escrever o próprio nome.
As memorias positivas relatadas pela entrevistada que ficaram em sua lembrança foi de muito amor, carinho, brincadeiras e afeto. As musicas cantadas eram de roda, as historias ouvidas eram historias contadas eram os contos infantis. As formas de sanção quando aconteciam era ficar de castigo em sala de aula sem ir com a turma para a pracinha, as formas de elogio era através de gestos de afeto como abraços, beijos.
Os instrumentos de avalição eram realizados da seguinte forma, só passava para o ano seguinte quem sabia escrever seu nome corretamente. As festividades a entrevistada relembra que a data que mais a marcou era na data do dia das mães pois era realizado um chá para as mães e junto um desfile de mora que a mãe da entrevistada gostava muito de participar. O nosso grupo não conseguiu as imagens da época, pois na entrevista realizada, os entrevistados relataram que não possuíam fotos da época, pois os mesmos relatam que as fotos se perderam no decorrer do tempo, devido as mudanças ocorridas em suas vidas pessoais.
Após termos estudado cada teórico , conseguimos entender um pouco mais cada um e suas contribuições para o desenvolvimento infantil.
Jean Piaget revolucionou a forma de encarar a infância. Foi um dos mais importantes pesquisadores e auxiliar da educação e da pedagogia. Ele dividiu os períodos de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento, por sua vez interfere no desenvolvimento do indivíduo.
1° período: sensório motor de 0 a 2 anos.
2° período: pré-operatório de 2 a 7 anos.
3° período: operações concretas de 7 a 11 ou 12 anos.
4° período: operações formais 11 ou 12 anos em diante.
Cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o ser humano consegue fazer nessas faixas etárias .
Por volta dos cinco, meses a criança consegue coordenar os movimentos das mãos, olhos e pegar objetos. No período de 2 a 7 anos há a maturação neurofisiológica , permitindo-se o desenvolvimento de novas habilidades como a coordenação motora fina .
Por volta
...