Fundamentos da Gestão Financeira
Por: KeithMF • 16/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.656 Palavras (7 Páginas) • 570 Visualizações
Fundamentos da Gestão Financeira
A Gestão Financeira concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas na empresa; assim, e antes de nos debruçarmos sobre o conceito de Gestão Financeira, importa demarcar muito claramente a definição da própria empresa. A empresa é um agrupamento humano hierarquizado, que mobiliza meios humanos, matérias e financeiros para extrair, transformar, transportar e distribuir produtos ou prestar serviços e que atendendo a objetivos definidos por uma direção, faz interferir-nos diversos escalões hierárquicos as motivações do lucro e da utilidade social.
Esta definição de empresa é uma de entre as mais conhecidas, e perecedoura de algumas observações da nossa parte, tendo o elemento humano configurando-se então como substrato da empresa e o fato de esta ser apresentada como um conjunto hierarquizado de homens não implica a expressa formalização das relações hierárquicas existentes entre eles. Os objetivos da empresa têm sido particularmente condicionados ao longo da história, pois o seu enquadramento institucional tem variado, de acordo com as ideologias políticas predominantes, em cada época e em cada país.
O objetivo da maximização do lucro a curto, ou em médio prazo, pressupõe teoricamente a aceitação do regime da propriedade privada dos meios de produção e do comportamento concorrencial dos diversos agentes econômicos, numa perspectiva contabilística, o conceito de lucro que importa considerar identifica-se com os lucros líquidos de custos financeiros e de impostos sobre lucros.
Para a J.S.Souza o planejamento financeiro deve ser claro e objetivo, deve conter alguns itens, como por exemplo: Investimento inicial, custos fixos e variáveis, mão de obra direta e indireta, capital de giro entre outros. Um bom planejamento é o primeiro passo para uma boa gestão financeira dentro da empresa.
Para que a empresa tenha resultados satisfatórios, há necessidade de tomadas de decisões diariamente. A existência de controles, em especial os financeiros, é essencial para que essas atitudes sejam as mais corretas possíveis.
Dentre os controles financeiros podemos citar os seguintes:
• Controle de contas a pagar;
• Controle de contas a receber;
• Controle de caixa e bancos;
• Fluxo de caixa;
• Conciliação bancária;
• Controle de tesouraria.
Um bom controle é essencial para assegurar que os planos sejam executados corretamente. Todas às instituições, públicas ou privadas sabem da importância de administrar bem o ativo e passivo. E na J.S.Souza não é diferente, por isso a importância de administrar os bens, direitos, deveres e obrigações.
Os diretores da J.S.Souza sabem que de nada adianta a empresa ter estes bens, direitos, obrigações e deveres, se não forem bem utilizados pela organização, ou seja, a favor da empresa.
Atribuições do Administrador Financeiro
Para que a gestão financeira da J.S.Souza seja a mais correta e rentável possível tem de ter sempre em consideração o aconselhamento do gestor financeiro. O gestor financeiro tem como objetivo o aumento do valor do patrimônio líquido da empresa, por meio da geração de lucro líquido, decorrente das atividades operacionais da empresa.
Para realizar essa tarefa, o gestor financeiro precisa ter um sistema de informações essenciais que lhe permita conhecer a situação financeira da J.S.Souza e tomar as decisões mais adequadas, maximizando seus resultados. O gestor em curto prazo tem como função a gestão de tesouraria da J.S.Souza. Esta consiste no processo de regulação dos pagamentos e recebimentos da empresa de forma que esta possa fazer face, sem falhas, às responsabilidades que assumiu, e obter os meios financeiros adicionais nos casos em que há déficit de tesouraria, ao menor custo possível, ou de aplicar os excedentes criados de forma a obter a melhor remuneração possível.
O médio e longo prazo, o gestor financeiro é responsável por definir e programar a estratégia de financiamento da J.S.Souza com vista a precaver a sua estabilidade e ao mesmo tempo maximizar os resultados líquidos da empresa (relação Retorno / Risco).
È responsabilidade do Gestor Financeiro da J.S.Souza:
• Ter as informações corretas sobre o saldo de caixa, valor do stock e das mercadorias, valor das contas a receber, valor das contas a pagar, volume das despesas fixas ou financeiras, etc.
• Saber se a empresa está obtendo lucro, ou não, em suas atividades.
• Calcular corretamente o preço de venda de seus produtos e conhece os custos e despesas.
• Conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, volume e o destino dos pagamentos.
• Saber o valor patrimonial da empresa e elaborarem o balanço patrimonial.
• Conhecer corretamente o custo das mercadorias vendidas, porque um registro inadequado do stock de mercadorias pode causar um prejuízo à empresa.
• Estar atentos para os fatores que interferem diretamente nos negócios da empresa, por exemplo, a concorrência, flutuações econômicas, taxa de juros, entre outros.
A expressão planejamento financeiro significa, relativo às finanças, à circulação e gestão do dinheiro e de outros recursos líquidos. Um plano financeiro eficaz deve se iniciar no momento de expor as ligações das diferentes propostas de investimento ligadas às várias atividades operacionais da empresa e as opções de financiamento disponíveis a ela no mercado. De modo paralelo, um plano financeiro atribui a empresa à chance de desenvolver, analisar e comparar muitos cenários de diferentes ângulos, permitindo assim, que questões relativas às linhas futuras de negócios da empresa e os melhores esquemas de financiamento se necessários, sejam analisados.
Planejamento Financeiro formaliza a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Em visão mais sintetizada, um plano financeiro significa uma declaração do que a empresa deve realizar no futuro. O planejamento dá a empresa subsídios, para que não seja surpreendida e possa ter uma alternativa já prevista, caso tenha que tomar uma decisão.
A J.S.Souza sabe que um planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar
...