Gestão Pública
Por: Leesousa • 25/4/2015 • Artigo • 350 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB[pic 2]
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS I
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
ALINE SILVA SOUSA
DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS NO ESTADO BRASILEIRO
“REPUBLICA VELHA”
Mundo Novo
2015
DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS NO ESTADO BRASILEIRO
“REPUBLICA VELHA”
De 1889 até 1930 tivemos no Brasil o período conhecido como Republica Velha. Este período da história do Brasil foi caracterizado pelo coronelismo, Politica do Café com Leite e Golpe de 1930.
Em suma o inicio da Republica Velha deu-se com o estabelecimento do Governo provisório de Marechal Deodoro da Fonseca. Em 1891 foi promulgada a 1ª Constituição com um poder descentralizado, dando autonomia aos municípios e Estados e determinando o presidencialismo como regime de governo. Bem diferente da atualidade a Republica Velha elegia o Presidente da Republica com votos “a descoberto”, excluindo desse direito os analfabetos, as mulheres, os religiosos sujeitos a obediência eclesiástica e os indigentes. Em 1894 começou a se formar a Republica Oligárquica, que teve como primeiro Presidente Civil Prudente de Moraes e era dominada pelas oligarquias paulistas, mineiras e gaúchas. Em 1898 Campos Sales assume a presidência civil e consolida a Politica dos Estados conhecida como Politica dos Governadores, sendo um período marcado pelo coronelismo que vinha a organizar a vida politica pelo fato dos coronéis manterem contato direto com a população. Durante a Republica Oligárquica (1894-1930) o poder politico federal ficou nas mãos das oligarquias cafeeiras paulistas e mineiras caracterizada pela Politica Café com Leite.
Durante a Republica Velha entre 1889 e 1894 no período militar ocorreram a Revolução Federalista e a Revolta Armada. Já entre 1894 e 1930 no período civil ocorreram a Guerra de Canudos, a Revolta da Vacina, a Revolta da Chibata, a Sediação de Juazeiro, a Guerra do Contestado, a Revolução de 1923, o movimento tenentista, a Revolta Paulista de 1924, varias greves operarias, movimentos anarquistas e comunistas e a Revolução de 1930 que trouxe o fim da Republica Velha.
...