INTERFERÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DA CANA DE AÇUCAR E ALGUMAS PRÁTICAS PARA CONTROLE
Por: soluções acadêmicas • 19/5/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 391 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
A INTERFERÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DA CANA DE AÇUCAR E ALGUMAS PRÁTICAS PARA CONTROLE
Nome
RESUMO:
O grau elevado de interferência no desenvolvimento de plantas vizinhas e a concorrência pelos recursos naturais (luz, água, nutrientes do solo), fazem com que as plantas daninhas sejam as maiores rivais das lavouras. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a interação das plantas daninhas e algumas práticas isoladas de controle, bem como, práticas conjuntas para controlar plantas daninhas na cultura da cana-de açúcar. A plantas daninhas possuem uma enorme interferência sobre o surgimento e desenvolvimento da cana-de-açúcar, sendo essencial que haja um manejo adequado da cultura, melhorando assim, a produção.
Palavras-chave: Cana de açúcar; Plantas daninhas; Controle.
1 INTRODUÇÃO
A Cultura da cana-de-açúcar se destaca entre as mais importantes do Brasil, co-gerando energia elétrica e produzindo matéria-prima para indústria sucroalcooleira. Esta cultura se tornou importante para o país, a partir da década de 70, na medida em que este setor da agroindústria brasileira foi solicitado para contribuir com a solução da emergente crise energética, diante da sua potencialidade de produzir energia através de uma fonte renovável (AZANIA, 2004). O programa do álcool (Proálcool), por intermédio de incentivos que iam desde a instalação de destilarias até o fornecimento de crédito agrícola diferenciado para quem desejar se tornar produtor de cana-de-açúcar, impulsionou o desenvolvimento de algumas regiões do Estado de São Paulo, especificamente as regiões de Ribeirão Preto, Piracicaba, Araraquara, Barra Bonita a Limeira e Oeste Paulista (LOPES, 1996).
A interferência negativa da presença de plantas daninhas, quem festa mais áreas cultivadas é um dos pontos mais críticos durante o processo de produção de cana-de-açúcar. Essas plantas competem por recursos limitados do meio (luz água e nutrientes), inibindo a brotação da cana de açúcar através da liberação de substâncias alopáticas, hospedando pragas e doenças comuns na cultura, até mesmo, interferindo no rendimento da colheita. A presença de um ou mais componentes que podem interferir negativamente, pode idade e qualidade da cana-de-açúcar colhida, diminuída também o número de cortes economicamente viáveis (LORENZI, 1988).
Vale ressaltar que, a interferência é um fenômeno recíproco, sendo assim, a própria cultura possui capacidade de limitar o desenvolvimento de plantas daninhas. A determinação da época e a extensão dos períodos de convivências tolerados pela cultura são obtidos através de estudos periódicos críticos de interferência. Porém, os trabalhos que existem na literatura não são conclusivos.
...