Imperialismo
Por: 22DEBORA22 • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 300 Visualizações
O IMPERIALISMO
Segundo as definições de alguns autores, o Imperialismo está intimamente ligado com o capitalismo, ou seja, para alguns é a sucessão do capitalismo e para outros, não se afastando muito dessa definição é uma forma de expansão, seja territorial, comercial etc. Desta maneira pode-se inferir que suas características, também de certo modo estão correlacionadas com o capitalismo. De acordo com V. I. Lenine em Imperialismo fase superior do capitalismo,
O imperialismo surgiu como desenvolvimento e continuação direta das características fundamentais do capitalismo em geral. Mas o capitalismo só se transformou em imperialismo capitalista quando chegou a um determinado grau, muito elevado, do seu desenvolvimento, quando algumas das características fundamentais do capitalismo começaram a transformar-se na sua antítese, quando ganharam corpo e se manifestaram em toda a linha os traços da época de transição do capitalismo para uma estrutura econômica e social mais elevada. (Lenine, 1916).
Desta forma, e através de outras características acentuadas sobre o Imperialismo, Lenine vai dizer que este, é a fase monopolista do capitalismo, ou seja, envolvem bancos, sindicatos e entre outros. Além disso, muitos caracterizam de uma forma de exploração de dominação de um povo sobre outro, ou de uma nação, país, sobre outro. De todo modo, resumindo, seria o mesmo que dizer que o Imperialismo a depender do lugar que se refere e do contexto, enquadra-se como uma forma de uma determinada força tentar explorar e controlar a outra força e se for o caso obter o êxito, porém travando grandes conflitos.
Todavia, segundo outros autores, o termo Imperialismo aparece em sociedades mais antigas e com definições diferenciadas, isto porque cada época tem uma forma de lidar com um acontecimento, mesmo que este parta do mesmo pressuposto. Assim, outra característica do Imperialismo, porém observando não apenas essa sociedade está relacionada com a dominação econômica e militar de um povo sobre outro, o que de certo modo não se distancia do que acontecia em outras sociedades, o que pode ser diferente é a forma de dominação.
Desta maneira, é perceptível que o Imperialismo está vinculado a muitos fatores e muitos acontecimentos. Sua aparição, por exemplo, nas guerras, nas revoluções e neste caso na Revolução Industrial, na primeira e na segunda guerra mundial. Ao observar a definição, como uma forma de expansão e dominação, podemos entender que os interesses de uma determinada camada em se concretizar tais pontos, não inibe a outra parte a ceder a tal situação.
Assim sendo, de acordo com as leituras realizadas essas questões envolvem grandes potências europeias, sejam elas Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e entre outros. Cada um com o seu interesse em expandir, dominar, conquistar territórios. Na Revolução Industrial, por exemplo, com o avanço tecnológico e por conta disto uma produção em larga escala, excedentes e acumulo de capitais, o que ocasionou grandes problemas futuros. A Primeira e a Segunda Guerra Mundial, por sua vez, não deixa de ser fruto dessa “ambição”, desse desejo de dominar o que de certo modo encontra uma raiz na Revolução Industrial.
Essa questão de dominação exploração são pontos que na verdade não apareceram apenas a partir do século XIV e XX, muito pelo contrário, isso desenrola de muito antes, e dessa forma, é interessante observar que o Imperialismo logo, também já existia, mas como já salientado, em cada contexto histórico ele tem sua forma diferenciada de ocorrer, ou até com outro nome, mas que se observadas essas características, percebe-se sua ligação.
O imperialismo teve repercussões diferentes em cada lugar, mesmo que em determinados casos um acontecimento desse seguimento a outro. Não podemos dizer, por exemplo, que os efeitos ocorridos na Alemanha tenha sido o mesmo ocorrido na Inglaterra, Estados Unidos e entre outros. Ao que tudo indica a única questão que de certo modo está vinculada é o interesse por parte de cada um em adquirir riqueza, expandir seus territórios,
...