TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Engenharia de Produção

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Histórico do Conhecimento

Aluno: Paulo Henrique da Silva Cabreira

Data da aula: 16/04/2018

Tema da Aula: Introdução a Engenharia de Produção  

  1. RESENHA  

Houve uma época em que não existia a ciência propriamente dita, mas que havia a noções da mesma, noções de física por exemplo. Todos sabiam que ao jogar-se de um precipício, caíram até o fundo. Nesta época também tinha a impossibilidade de calcular, então os artistas da época exageravam nas espessuras seções que construíam.

Dois percursores da engenharia científica foram, Leonardo da Vinci e Galileu. Falamos sobre Descartes, que desenvolvi o avanço da matemática e da estatística. Newton e outros filósofos matemáticos começam a fazer demonstrações de como tudo funcionam, dentro da medicina por exemplo.

Com a revolução industrial, que trouxe consigo a máquina a vapor, se criou os primeiros batalhões de engenheiros, que era especializado no exército, faziam e construíam coisas para a defesa. Com isso criou-se também a “Royal Society”, que eram grupos de cientistas estudiosos que discutiam os avanços em suas respectivas ciências, assim, fazendo uma soma de interesses; com isso se dá início a divisão das engenharias.

Falamos sobre algumas escolas de engenharias que surgiram, sobre D. João V trazer engenheiros para Portugal, onde se chamava astronomia e cartografia (estudo do mundo). Então, a engenharia vem ao Brasil e Manoel de Azevedo Forces se torna engenheiro Mor do Reino, uma espécie de título na nobreza.

O primeiro curso de engenharia no Brasil foi da Academia Rela Militar, no Rio de Janeiro em 1810. Existiam também padres engenheiros, grandes igrejas arquitetadas por eles, um em destaque pode-se dizer que é o Frei Macário de São João.

Engenharia de Produção propriamente dita se iniciou na Revolução Industrial, no século XVIII, na Inglaterra.

A Regulamentação é feita pelo órgão chamado Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO).

Taylor

  • Administração cientifica;
  • Tempo e dos movimentos;
  • Uns são pagos para pensar e outros pagos para fazer

Fayol

  • Administração (gestão);
  • Financeira;
  • Marketing;
  • Regras;

O casal Gilbreth trouxe a concepção da lógica produtiva planejada em casa, isso trouxe consigo a incorporação cultural. Eles também mostram como otimizar os processos tratando bem os humanos, porque os tratos dentro das industrias não eram bons.

  1. ANÁLISE CRÍTICA

A aula apresentou como se deu início e como era antes das engenharias existirem, isso contribui para entendimento de como se criou a engenharia de produção. Entender quais eram os objetivos de antigamente, e como está o desenvolvimento dessa área. Compreender melhor do que se trata o curso em si.

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Slides ministrados em sala pelo professor Dr. Márcio Rogério, em 16/04/2018

Histórico do Conhecimento

Aluno: Paulo Henrique da Silva Cabreira

Data da aula: 17/04/2018

Tema da Aula: Evolução de processos  

  1. RESENHA  

No dia 17 de abril de 2018, dois professores da área de engenharia e um aluno de engenharia mecânica foram convidados a aula para desenvolver e nos apresentar a automação de processos. Para isso, eles usaram um lego que contém sensores de cores e movimento, ele foi programado para tomar decisões de acordo com a necessidade do programador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com