Lei de Responsabilidade Fiscal
Ensaio: Lei de Responsabilidade Fiscal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eltonclei • 25/9/2013 • Ensaio • 871 Palavras (4 Páginas) • 555 Visualizações
Casos Concretos
Como alguns alunos informaram que não têm conseguido acessar o caderno de exercícios, publicarei abaixo uma primeira parte do caderno!
Aula 1
Caso Concreto
Prefeito de determinado Município fluminense responde a processo penal sob acusação de ter ordenado despesas sem autorização legal e desviado verbas públicas, aplicando-as irregularmente. Concomitantemente, o Ministério Público estadual ajuíza contra ele ação civil pública por improbidade administrativa, em que citado, contesta requerendo, preliminarmente, a suspensão do processo até final julgamento da ação penal, com fulcro nos arts. 110 e 265, inciso IV, do CPC. Pergunta-se:
1) A preliminar de suspensão da ação civil pública deve ser deferida pelo juiz?
2) Que espécies de sanções pode o Prefeito sofrer, em tese, por violação do princípio da legalidade da despesa, e em quais dispositivos normativos se fundamentariam?
Respostas fundamentadas.
Questão objetiva
Assinale a alternativa correta:
As despesas destinadas à manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive para obras de conservação , são classificadas como:
( ) a. despesas de capital.
( ) b. inversões financeiras.
( ) c. investimentos.
( ) d. despesas de custeio.
Aula 2
Caso Concreto
A Lei de Responsabilidade Fiscal vem cumprir importante lacuna para a obtenção do equilíbrio fiscal do País, ao estabelecer regras claras para a adequação de despesas e dívidas públicas em níveis compatíveis com as receitas de cada ente da Federação, envolvendo todos os Poderes. Constitui-se, assim, num marco na história das finanças públicas no País.
A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece algumas restrições de final de mandato, com o objetivo de evitar que o futuro gestor assuma todas as despesas do ente estatal (União, Estado, Distrito Federal ou Município) desequilibrado financeiramente.
Responda de forma fundamentada às seguintes questões sobre este caso concreto:
1) Débito oriundo de despesa contraída nos últimos meses (despesas de final de mandato) estará descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, podendo, também ser alcançado pela Lei de Crimes Fiscais?
2) Indique um dos principais pilares da Lei de Responsabilidade Fiscal, ressaltando o seu objetivo.
3) A Lei de Responsabilidade Fiscal é aplicável a todos os entes da Federação?
Questão objetiva
1. - Considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n.o 101/00), examine as assertivas abaixo elencadas e marque a alternativa correta. Justifique a sua resposta, citando, inclusive, o direito positivo:
I - A Lei de Responsabilidade Fiscal, na qualidade de lei de normas gerais, revogou a Lei n.o 4.320/64;
II- A despesa total com pessoal é limitada a 50% da receita corrente líquida, no que se refere aos Estados e à União; III - O Distrito Federal, por não ser ente da Federação, não é atingido pela Lei de Responsabilidade Fiscal;
IV - Dentre os objetivos perseguidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, destaca-se o equilíbrio orçamentário, só passível de ser obtido através do planejamento fiscal.
ASSINALE agora a letra adequada:
( ) a. Tão-somente a afirmativa IV está correta.
( ) b. As afirmativas I, II, e III estão corretas.
( ) c. As afirmativas II e IV estão corretas.
...