Lei do Valor (Mercadoria Simples)
Por: PUCDesespero • 3/10/2016 • Seminário • 1.851 Palavras (8 Páginas) • 341 Visualizações
Consideremos o artesão A como sendo o centro econômico mundial e o artesão B sendo a periferia econômica do mundo - Lei do valor em escala internacional.
O poder aquisitivo do centro é gigantesco em comparação com o da periferia. O centro compra muito mais no mercado internacional que a periferia.
Trabalho passado não cria valor, o que cria valor é o trabalho presente. O lucro vem do trabalho presente que agrega valor à um trabalho passado. A mais valia sai de dentro do valor agregado.
Comparação entre a parte do valor da mercadoria que cria valor (trabalho presente) e por tanto o lucro, com a parte da mercadoria que não cria valor (trabalho passado).
Se a produção do centro aumenta, a relação entre trabalho presente e trabalho passado cai. Se a produção da periferia aumenta, a relação também cai.
É a queda tendencial da taxa de lucro - Conforme aumenta a produtividade, a taxa de contribuição (que é a base do lucro) cai. A parte que não cria valor aumenta muito em relação à parte que cria valor.
[pic 1]
Para manter o trabalhador em sua jornada de trabalho é necessário cada vez mais matéria prima, uma vez que está aumentando a produtividade.
A contradição é que o valor agregado é de 16 horas, e o lucro sai desse valor, porém na medida que aumenta a produtividade, é necessária mais matéria prima para manter os trabalhadores trabalhando as mesmas 8 horas cada.
O trabalho concreto gera mais valor conforme aumenta a produtividade, enquanto o trabalho abstrato continua gerando o mesmo valor.
Conforme a produtividade e a concorrência no centro aumentam, asfixiando o sistema e diminuindo a taxa de lucro (porque a produtividade média aumenta). O centro não deixa a produtividade da periferia aumentar - É o Imperialismo.
O Imperialismo quer que o aumento da produtividade na periferia seja seletivo. Porém, países da periferia não concordam em não aumentar a produtividade.
Como se desenvolve um país dentro do capitalismo? Aumentando a produtividade através da tecnologia, e a tecnologia vem através de investimento. Parando o investimento, para ao aumento da produtividade.
Se as economias da periferia não estiverem estagnadas, a taxa de lucro despenca e o sistema quebra. Países do cento não conseguem parar outros países do centro, mas conseguem parar países da periferia.
[pic 2]
Dois artesãos, A e B trabalham 8 horas por dia e produzem 8 e 6 produtos respectivamente. A produção total de 14 abrange toda a demanda.
Para produzir uma unidade do produto é necessárias 2 horas de trabalho passado.
Se o artesão A produz 8 unidades por dia e são necessárias 2 horas de trabalho passado por unidade, então ele necessita de 16 horas de trabalho passado (Mprod, Mprim) por dia. O artesão B, no entanto produz 6 unidades por dia, logo, necessita de 12 horas de trabalho passado por dia.
...