Logistica
Por: ANDERSONDEOLIVEI • 13/4/2015 • Artigo • 402 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Atividade – 01
Logística e a Administração Pública
Aluno: Anderson de Oliveira Ruela 13.1.9373
Pólo: Alterosa
Administração Pública é o processo de gerir os recursos públicos. A logística para a Administração Pública compete em executar, dirigir, governar e exercer a vontade visando obter um resultado satisfatório a população.
A função do gestor é fazer uso das atividades logísticas necessárias para atender ao público de maneira eficiente e precisa de um sistema de informações gerenciais e de planejamentos do plano plurianual o que lhe proporciona integração e otimização de esforços, elemento central neste novo paradigma de gestão pública
Diferente da administração privada em que logística aparece como uma nova forma de cortar custos e aumentar lucros a logística a administração pública o foco também é cortar gastos, mas devendo ser assegurados elementos como garantia de direitos, promoção do acesso da população e garantia da legalidade nos procedimentos que regem a gestão pública.
Enquanto o setor privado pode escolher e negociar com seus fornecedores de forma direta, o setor público possui um fator adicional, a lei, que exige procedimentos licitatórios para a seleção e compra de materiais..
Algumas recomendações aqui se fazem necessárias em função de melhorar a gestão. Como as ordens de compras são feitas aos fornecedores contratados mediante processo licitatórios, deve se adotar ordem de compra que permitam definir a quantidade segundo a necessidade de produtos e serviços.
Deve sempre entregar esses produtos nos locais em que serão consumidos ou instalados evitando assim o armazenamento desnecessário que geram demoras e custos. Outra coisa também que deve ser observada para agilizar é o uso de licitações na modalidade Registro de Preços, na qual o fornecedor define o preço praticado por um período de tempo para produtos e serviços que fazem parte do objeto do contrato; quando ocorre a necessidade, procede-se a cotação
de preços junto aos fornecedores cadastrados.
Também se pode fazer práticas de leilão reverso através da Internet. Essas são algumas medidas que atendem legalmente as exigências melhoram a eficácia operacional do sistema público e do sistema logístico.
Fonte
http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/logistica-aplicada-a-organizacao-publica/49928/ acesso em 26/03/2015
...