Modalidades de distribuição
Por: paulique95 • 16/11/2015 • Relatório de pesquisa • 323 Palavras (2 Páginas) • 4.864 Visualizações
Modalidades de distribuição
Após a determinação do canal de distribuição, deve-se analisar as suas características e determinar qual a modalidade de distribuição será adotada.
Existem quatro tipos de modalidades de distribuição:
Distribuição extensiva – modalidade utilizada quando uma empresa deseja alcançar o maior numero de pontos de venda possível através de um canal de distribuição longo. É recomendado para empresas com um grande numero de vendedores e uma forte organização empresarial. Tem a vantagem de conseguir levar o produto ao maior numero de consumidores, mas como desvantagem tem um alto custo e também pode levar a empresa a perder um pouco do controle do canal.
Distribuição exclusiva – trata-se de uma modalidade que visa dar exclusividade do produto para um intermediário numa certa região. O intermediário também não pode vender outros produtos do mesmo tipo. Esta modalidade é geralmente utilizada por pequenas e médias empresas que não tem muito conhecimento do seu mercado-alvo.
Distribuição seletiva – nesta modalidade o produtor escolhe um numero menor de distribuidores, cujos quais têm uma cota fixa de vendas. Pode-se também estabelecer princípios de exclusividade nesta modalidade de distribuição. A seleção dos distribuidores baseia-se em dois critérios: a localização do distribuidor e o seu posicionamento. Esta modalidade possibilita um alcance maior do que a distribuição exclusiva, e tem menor custo e maior controle sobre o canal do que a distribuição extensiva.
Distribuição intensiva – esta modalidade é um complemento das modalidades Distribuição Seletiva ou Distribuição Extensiva. É utilizada quando é necessário focar mais em certa área em certos momentos. Um exemplo desta modalidade são as campanhas promocionais.
A escolha do canal e da modalidade de distribuição não é fácil. Deve-se levar em conta muitos fatores para realizar esta escolha, tais como as características do mercado, características dos intermediários e da concorrência, objetivos comerciais, recursos disponíveis, e também as características do produto como o preço, a complexidade, a quantidade disponível, entre outros.
Portanto é uma escolha muito importante, e depois de escolhida é difícil de ser alterada.
...