O ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO
Por: deboraucg • 20/2/2018 • Resenha • 533 Palavras (3 Páginas) • 376 Visualizações
ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO (INPCA)
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, popularmente conhecido como IPCA, é produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apartir do ano de 1979, com divulgação em 1980. Trata-se do índice oficial, utilizado pelo Governo Federal para acompanhar a inflação no país.
Inicialmente, o índice foi instituído com o propósito de sanar as falhas e inconsistências quanto as demonstrações financeiras das companhias de capital aberto.
Entretanto, desde o ano de 1999, o Banco Central do Brasil passou a utilizar o índice oficialmente no acompanhamente das metas de inflação. Vale ressaltar que, os preços aferidos são os cobrados ao consumidor à vista. A Pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos.
Os dados que compõem o índice, são obtidos através de pesquisa realizada em Brasília/DF e nas regiões metropolitanas das seguintes capitais: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, e Goiânia, entre as famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.
Trata-se de um indicador econômico de extrema importância para a Gestão Pública, principalmente no âmbito Federal, haja vista sua relação direta com a inflação. Isso ocorre, devido ao fato de que o controle da inflação pelo Estado é fundamental para a manutenção do valor da moeda e do poder de compra pela população.
Por isso, é fundamental que além dos demais indicadores econômicos, a atuação da Gestão Pública seja pautada também no indicador em análise. Por essa razão, quando o IPCA divulgado pelo IBGE demonstra que a inflação real encontra-se acima da meta estipulada pelo Governo, o Banco Central inicia sua atuação junto à economia, buscando por meio de instrumentos próprios, o controle da elevação dos preços, iniciando um ciclo de alta da taxa básica de juros.
Acerca da inflação, de forma bastante sintetizada, é preciso entender que é um processo de elevação de preços que ocorre quando a procura por um bem ou serviço é maior do que a capacidade de uma economia produzir esse mesmo bem. Em suma, a inflação pode ser de oferta, quando há escassez de produto, ou, ainda, de demanda, quando a procura sobrepõe a oferta.
Este indicador econômico é mensal e bastante atualizado, por essa razão, mostra-se com um alto grau de confiabilidade.
Pode ser classificado como um indicador antecendente, que monitora o setor econômico e influencia diretamente nas decisões do Governo Federal. Trata-se de um instrumento de previsão da economia.
O IPCA, juntamente com o INPC – 1 a 8 s.m. , faz parte do Sistema Nacional de Índice de Preços ao Consumidor, sistema que verifica o comportamento da variação dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias conforme renda, e por tratar-se de um índice de preços ao consumidor, os dados são denominados como conjunturais, ou seja, é referido a eventos cíclicos da conjuntura econômica, caracterizado por ser bem mais sensível a flutuações de curto prazo, e, por isso, também sofre as influências da sazonalidade.
...