O Balanço de Pagamentos
Por: aryjr • 30/4/2017 • Trabalho acadêmico • 409 Palavras (2 Páginas) • 579 Visualizações
Balanço de Pagamentos
1) As transações registradas no Balanço de Pagamentos estão reunidas em dois grandes grupos: Transações Correntes, e Conta Capital e Financeira. Explique de forma sucinta a composição desses dois grupos e diga qual a importância do Balanço de Pagamentos para a economia de um país.
Transações comerciais: composta pelo saldo da balança comercial, que registra a movimentação da compra e venda de mercadorias do exterior; a balança de serviços, que registra as transações com os serviços (considerados intangíveis), como receitas e despesas com patentes, viagens internacionais, e etc.; e as transferências unilaterais, que é o resultado das doações, remessas de dinheiro feitas ou recebidas pelo país etc.
Conta capital e financeira: registra o fluxo de entrada e saída de capitais do país, representados pelos investimentos diretos, empréstimos ou especulativos, nela são registradas as operações entre residentes e não residentes.
No Balanço de Pagamentos, são registradas todas as transações econômicas que o país realiza com o resto do mundo, num determinado período de tempo, permitindo avaliar sua situação econômica em relação a economia mundial. Ela registra o total de dinheiro que entra e sai de um país, na forma de importação e exportação de produtos, serviços, capital financeiro e transferências comerciais. O resultado da Balança de Pagamentos reflete diretamente nas reservas internacionais do país, caso ela seja positiva, significa um aumento das reservas internacionais, caso seja negativa, significa que o país deverá gastar suas reservas ou recorrer a empréstimos, com pagamentos de juros ao FMI para honrar seus compromissos. A Balança de Pagamentos é um indicador que juntamente com outros, refletem de forma positiva ou negativa na economia de um país.
2) Para atender as necessidades de financiamento do setor público, três procedimentos se destacam: a cobrança de impostos, emissão de moeda e emissão da dívida pública. Explique cada um deles, apontando seus aspectos negativos.
Cobrança de impostos: é uma forma de financiar os gastos públicos. Afeta o desenvolvimento do país, inibe a produção privada, e atrapalha até mesmo no crescimento do PIB.
Emissão de moeda: é a emissão das cédulas, a criação do dinheiro pelo qual o Banco Central é o responsável. Os lados negativos são o aumento da pressão inflacionária e a desvalorização do dinheiro.
Emissão da dívida pública: quando são postos à venda títulos públicos, para financiar a dívida pública, adquirida com empréstimos feitos pelo Estado junto a instituições financeiras públicas ou privadas. Contribui para o aumento da taxa de juros e reduz a possibilidade de financiamentos da iniciativa privada.
...