O Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Por: Aline020103 • 3/12/2023 • Projeto de pesquisa • 361 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
[pic 1]
Atividade 1
Técnicas de Pesquisa em Relações Internacionais
Profa. Geórgia
Aline Mazzero; RA: 202010396
3º ano
Campinas, 09 de agosto de 2023
O regionalismo Líquido latino-americano e suas nuances dentro da cooperação sul-sul
O Título apresentado logo acima é apenas um projeto de ideia para o tema que estou estudando em meu desenvolvimento da monografia, dito isso, inicio esse texto explanando de forma breve, até o presente momento, o que obtive sobre o tema desejado de meus estudos. O ponto chave a ser analisado em meu projeto é o regionalismo líquido, e nesse ponto os estudos até o exato momento foram englobados tanto nas aulas de política externa brasileira – por se tratar de uma análise que visa os países do sul global – e matérias de estudo cientifico como artigos e monografias. Nesse caso, os estudos sobre regionalismo líquido são recentes, sendo assim os materiais são ainda bem escassos, então a reprodução do estudo parte também de uma análise em boa escala empírica.
Em seguimento, o regionalismo líquido então é um termo construído para se tratar das integrações regionais que ocorreram ao longo dos anos nos países. Sendo assim, ao longo dos anos foram identificadas 4 ondas de regionalismos até o presente século em que vivemos, o primeiro dele é caracterizado pelo regionalismo fechado que ocorreu entre os anos de 1950 – 1980, após esse ano, houve o regionalismo aberto que ocorreu em 1990, o regionalismo pós-liberal e por fim, o regionalismo atual em que este se destaca com uma forte presença do regionalismo líquido. Ademais é a partir então dessa onda de regionalismo liquido que estão crescendo entre as integrações que os países andam tendo ao longo do tempo como MERCOSUL, NAFTA, Prosul entre outras, que nasce a indagação de meu projeto.
A problemática levantada é que por conta do aumento desse regionalismo líquido que é caracterizado principalmente pelo descoprometimento e percepções negativas dos processos de integração servem como uma arma para minar a cooperação sul-sul que existe atualmente entre os países, assim como citados acima. Os textos lidos até agora são “liquid regionalism: a typology for regionalism in the Americas e um vídeo de uma aula aberta sobre regionalismo líquido.
...