O Fminismo e a Mulher no Brasil
Por: Lucas Espinosa • 11/12/2019 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
Lucas Monteiro Espinosa – RA 92520
O feminismo e a mulher no Brasil
A cada 90 minutos uma mulher é assassinada e a cada 15 segundos alguma sofre agressões no Brasil. É com esses dados chocantes sobre a realidade de violência enfrentada pelas mulheres que o vídeo começa. Inicia-se assim uma discussão sobre a desigualdade e opressão combatidos pelo movimento feminista, que ganha cada vez mais força a cada dia.
Ao contrário do que muitos pensam, o movimento feminista não visa tomar o lugar dos homens como gênero dominante e opressor. O feminismo é um movimento social, prática política e até uma visão de mundo, que visa acima de tudo a igualdade entre os gêneros. Igualdade no mercado de trabalho, na representatividade política e na liberdade de expressão e de ir e vir. Tais liberdades reprimidas por uma sociedade patriarcal, onde as mulheres historicamente foram submissas e sofrem com abusos e violências que em grande parte são justificadas com a cultura do estupro, ou seja, atribuir a culpa na mulher pelas suas roupas ou por demonstrar a sua sexualidade. Esse cerceamento de liberdade se dá tanto no ambiente doméstico quanto nas decisões políticas e econômicas.
Essa sociedade patriarcal pode ser muito bem observada na tomada de decisões do país, afinal, 92% do congresso e 85% do senado é formado de homens, mesmo a maior parte do eleitorado sendo formado por mulheres. E mesmo as mulheres que compõe são colocadas em comissões de segunda importância, mais ligado à decisões de cunho social ou de educação, longe das principais decisões econômicas e políticas.
Dessa forma o feminismo luta pela igualdade de gênero, por mais representatividade política, econômica e mais liberdade em todos os aspectos. Existem progressos como a lei maria da penha, mas ainda esta muito a quem dos direitos mínimos que merecem.
...