O Neoliberalismo
Por: Kayo Igor R. Furtado • 18/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 265 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
1. Neoliberalismo
O Neoliberalismo é uma de várias doutrinas socioeconômicas, que tem como retomar os antigos ideais do liberalismo clássico que seria a intervenção mínima do Estado na economia, retirando suas ações de barramento no mercado, assim o mercado se autorregular-se-ia, além de regular também a ordem econômica. Iniciou-se principalmente nos países, quando houve a Crise do Petróleo, em 1970.
O Neoliberalismo combate, principalmente, a política do Estado de Bem-Estar social, um dos instrumentos utilizados pelo Keynesianismo para combater a crise econômica em 1929, e também um preceito básico para a social democracia.
A crítica que é direcionada pelo neoliberalismo contra o Keynesianismo é que o “Estado forte” é oneroso e faz a limitação nas ações comerciais, prejudicando a liberdade econômica. Além disso, é o aumento dos salários e o fortalecimento dos sindicatos, que eram vistas como ameaças a economia, devido ao aumento no preço da mão de obra e dos índices de inflamação.
O Neoliberalismo defende bastante a privatização, dizendo que o Estado é um péssimo gestor, dessa forma ele funcionária pela lei da oferta e da procura, bem como a livre concorrência.
Dessa forma, a função do Estado fica sendo de garantir a infraestrutura básica para o bom funcionamento e escoamento na produção das mercadorias, como também a intervenção na economia apenas em tempos de crises.
M m m m m m m m m m m m m m m m m m m m m m m m m mm m m m m m m m m m m m m m m m m m m m m m m m mm m m
...