O QUE É POLITICA MONETARIA?
Por: jenniferjennifer • 3/10/2015 • Projeto de pesquisa • 811 Palavras (4 Páginas) • 181 Visualizações
3 - A POLITICA MONETARIA APLICADA EM NOSSO PAÍS.
O QUE É POLITICA MONETARIA?
É um conjunto de instrumentos utilizados pela autoridade monetária, no caso do Brasil o BANCO CENTRAL para controlar o fluxo, ou melhor, controlar o volume de moeda no mercado, ou seja, a politica monetária controla o nível de moeda que circula por todo o nosso país.
QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONTROLAR O NIVEL DE MOEDA EM CIRCULAÇÃO NO PAÍS?
Muito grande. Ela influenciará demasiadamente na atividade econômica influenciara o consumo, por exemplo, quando se tem mais dinheiro no mercado as pessoas vão consumir mais ou menos. Mas é claro que com mais dinheiro no mercado as pessoas iram consumir mais, e quando se tem menos dinheiro em circulação as pessoas consumirão menos. Ao elevar o numero de dinheiro em circulação acaba-se elevando o consumo, racionalmente quanto mais dinheiro na mão do consumidor mais ele vai consumir, quanto menos dinheiro na mão do consumidor menos eles ira consumir.
E O QUE O CONSUMO TEM A VER COM A ATIVIDADE ECONOMICA?
O consumo tem tudo haver com a atividade econômica, isso porque com mais dinheiro em circulação as pessoas iram consumir mais, e se as pessoas consumir mais produtos, as indústrias iram produzir mais, e ao produzirem mais as indústriasvão contratar mais pessoas para trabalhar podendo levar a uma elevação da renda e ai com mais dinheiro nas mãos as pessoas iram consumir mais. Dessa forma todas as vezes que se aplica o aumento da renda, quer dizer o dinheiro em circulação se terá um aumento no consumo, e o aumento de consumo de produtos levara as indústrias a produzirem mais e ao produzirem estaremos tendo o aumento da atividade econômica. E nos sabemos que o objetivo final quer dizer, um deles é aumento da taxa de emprego, ou seja, a redução da taxa de desemprego.
POLITICA MONETARIA CONTRACIONOSTA E ESPANCIONISTA
CONTRACIONISTA - é a politica monetária que o BANCO CENTRAL faz o uso de instrumentos para contrair. Ou seja, reduzir a quantidade de moedas em circulação.
ESPANCIONISTA - é ao contrario, é o ato em que o banco central se utiliza de instrumentosmonetários para forçar uma elevação, quer dizer uma expansão do volume de moedas em circulação.
QUAIS SERIAM ESSES INSTRUMENTOS?
Podemos citar vários instrumentos para contrair ou expandir o volume da moeda em circulação, por exemplo, a compra e venda de títulospúblicoschamados open marketing, onde compramos títulos, a instituição coloca mais moeda na economia, pois entrega dinheiro em troca desses papeis e vendendo títulos, o banco retira dinheiro do mercado ofertando papeis, e tirando moeda de circulação. Outra forma de controle monetário são os depósitoscompulsórios, que consiste no recolhimento compulsório de parte dos depósitos efetuados pelos clientes dos bancos comerciais, seu papel principal é diminuir o poder que os bancos comerciais possuem de multiplicar o dinheiro em circulaçãoatravés dos empréstimos, temos também o controle do prazo de financiamento e a taxa de redesconto que é o empréstimo que o banco central faz aos bancos comerciais.
...