OS ESPAÇOS E FOMENTOS DE LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE IGACI-AL
Por: erival • 27/11/2022 • Trabalho acadêmico • 9.725 Palavras (39 Páginas) • 133 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS À DISTÂNCIA
JOSEFA ALINE OLIVEIRA BISPO
SILVANA DA COSTA OLIVEIRA
ESPAÇOS E FOMENTOS DE LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE IGACI-AL
PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL
2020
JOSEFA ALINE OLIVEIRA BISPO[pic 2]
SILVANA DA COSTA OLIVEIRA
ESPAÇOS E FOMENTOS DE LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE IGACI-AL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de graduação em Letras/Português do Instituto Federal de Alagoas, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, Campus Palmeira dos Índios, como requisito parcial para a obtenção do grau de licenciado em Letras/ Português, sob a orientação da Profª. Dra. Josefa Maria Paixão Soares.
PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL
2020
Aprovadas em:_____/______/______.
BANCA AVALIADORA
____________________________________________
Prof.ª
____________________________________________
Prof.
____________________________________________
Prof.ª
[pic 3]
[pic 4]
Dedicamos esta conquista, em especial, à Deus, por ter nos dado os devidos discernimento para a realização desta pesquisa, pois compreendemos que, sem objetivos e esforços não teríamos concluído com êxito. Não foi fácil chegar até aqui, mais sim possível e é exatamente pela palavra possível que gostaríamos de falar para todas as pessoas que contribuíram para abrilhantar mais ainda a vida de alguém em especial a nossa. Todos vocês foram indispensáveis e possuem um valor inestimável não só, em nossa formação mais sim, impactantes em nossa vida. Dedicamos também a cada um que fez seu trabalho muito bem e obrigado, pois só assim também conseguimos realizar o nosso. Isso se remete desde lá anteriormente o porteiro as serviçais, o auxiliar de sala, professores, tutores, coordenadores e outros, em fim a todos deixamos um abraço e nossa gratidão, pois sem vocês nada disso teria se quer, iniciado muito menos concluído, por isso que não poderíamos deixar passar em branco, cada um de vocês sinta-se abraçados.
AGRADECIMENTOS[pic 5]
Tantos desafios não foram fáceis mais sim possível e por isso que temos muito a agradecer! Deixando nosso eterno agradecimento à Deus, por nos dá a força e dedicação para o desenvolvimento de todo o estudo.
Dizer em poucas palavras a todos os nossos professoras e professores, cada tutora e tutor, coordenadora e coordenador não correremos o risco de citar nomes para não esquecer ninguém, por isso se sintam-se lembrados o nosso muito obrigada (o) por cada aprendizagem em que nos proporcionaram no curso e que levaremos por toda a vida.
Nossos familiares por ter paciência nos momentos que estivemos ausentes em especial cada fim de semana longe da família ou em cada madrugada em frente ao computador presentes e ausentes ao mesmo tempo, mais com o objetivo principal ter determinação para concluir os estudos, tarefa não muito fácil mais possível.
Aos nossos colegas de salas, um caloroso abraço e agradecer por termos passados momentos em que trocamos conhecimentos e evoluímos durante cada aula, cada ensinamento, cada processo avaliativo que não foram poucos mais abrilhantaram nosso saber, a vocês todos em especial os mais chegados nosso muito obrigada (o).
Não poderíamos esquecer de mencionar toda a instituição em especial: Instituto Federal (IFAL) Palmeira dos Índios e (IFAL) Maceió e por abraçar a (EAD) em abrir suas portas para nos acolher como seus alunos. e também todo os colaboradores que direta e indiretamente contribuíram para com essa formação deixamos nossos agradecimentos de coração.
Agradecemos à escola acompanhada e sua direção que nos recebeu de maneira gentil e atenciosa, disponibilizando-se a nós auxiliar no que precisássemos. Agradecemos também aos alunos da turma que serviu como objeto de pesquisa.
À nossa orientadora querida, Prof.ª Paixão, que, além de professora, tornou-se amiga, que nos ouviu desde o início, mesmo quando não sabíamos exatamente o que abordar e despertou em nós o interesse em estudar a questão afundo. Sempre tendo o cuidado para com o respeito e precaução necessários, uma vez que decidimos estudar com mais ênfase.
Obrigada, a Paixão, por nos estender a mão e respeitar nosso tempo. A você, nossa gratidão, respeito e admiração!
[pic 6]
RESUMO
Neste estudo, buscamos analisar os espaços e fomentos de leitura em uma escola pública estadual pertencente ao município de Igaci/AL, com o objetivo de compreender como as práticas de leitura ocorrem na escola e como o espaço destinado para tal é utilizado pela comunidade escolar. Para o desenvolvimento do nosso estudo utilizamos como fundamentação teórica os pressupostos de Kleiman (2002), Antunes (2003) e Koch (2008, 2013), os quais discorrem acerca da leitura. Em nossa metodologia de coleta de dados utilizamos entrevistas realizadas com professores atuantes na escola através de um questionário pré-estabelecido, o qual buscava compreender como esses docentes faziam uso da leitura em sala de aula e dos espaços escolares destinados para ela. Através de nossos resultados podemos constatar que os espaços para fomento da leitura na escola em análise são bastante limitados, ocorrendo primordialmente na sala de aula, tendo em vista que a biblioteca escolar não apresenta suporte para acolher todos os alunos, com isso os professores buscam outras alternativas para disseminar a leitura, tais como projetos interdisciplinares e projetos em sala de aula.
Palavras-chave: Leitura; leitor; biblioteca; professor.
ABSTRACT
In this study, we seek to analyze the spaces and encourage reading in a state public school belonging to the municipality of Igaci/AL, in order to understand how reading practices occurred at school and how the space for students in the school community. For the development of our study, we used the assumptions of Kleiman (2002), Antunes (2003) and Koch (2008, 2013) as the theoretical basis, which are the main discrepancies about reading. In our data collection methodology, interviews with teachers work at the school through a pre-established questionnaire, or which sought to understand how these documents make use of reading in the classroom and in the various spaces studied for it. Through our results, we can see that the spaces to promote reading in the school under analysis are very limited, occurring primarily in the classroom, considering that the school library does not have support to receive all students, with that the teachers seek other alternatives to disseminate a reading, such as interdisciplinary projects and projects in the classroom.
...