Orçamento de capital com risco
Por: karynne1 • 19/6/2019 • Trabalho acadêmico • 421 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
1. o risco é uma outra expressão para incerteza e instabilidade. Pode ser calculado pelas seguintes técnicas: Fator Equivalente à Certeza, Análise de Sensibilidade, CAPM, Técnica de Simulação, Métodos da Deflação e da Inflação. O risco é a possibilidade de prejuízo financeiro, enquanto a incerteza é apenas uma situação de dúvida ou insegurança de se obter resultados. A incerteza não pode ser quantificada; o risco normalmente é expresso como variação percentual dos retornos esperados.
2. A diferença é que as técnicas da CEA são para analisar a eficácia quando se trata de ganhar dinheiro com oportunidades de curta ou media duração e para identificar boas empresas que possuam ótimas perspectivas de valorização em longo prazo. O VPL é para análise da viabilidade de projetos de investimento. Com o cálculo do valor presente líquido é possível fazer os ajustes descontando as taxas de juros para obter a verdadeira noção do valor do dinheiro no futuro. E para aceitar o orçamento de capital, pois utilizam essa técnica para saber se vai ser lucrativo ou não.
3. Análise de Sensibilidade é uma extensão pela qual um fator varia quando outro fator varia.
4. CAPM: Capital Asset Pricing Model - Modelo de Precificação de Ativos de Capital. É a associação dos riscos não diversificáveis ao retorno de todos os ativos. A Equação do Modelo CAPM: Kj = Rf + [j . (Km – Rf) ] Onde: Kj = retorno exigido no ativo j Rf = taxa de retorno livre de risco j = coeficiente beta ou índice de risco não diversificável para o ativo j Km = retorno de mercado OBS: O CAPM pode ser dividido em duas partes: taxa livre de risco e prêmio pelo risco. Km – Rf = prêmio pelo risco de mercado. j (Km – Rf) = prêmio pelo risco do ativo Quanto mais alto for o risco, mais alto será o retorno exigido
5. medir o grau de risco que a empresa ou pessoa pode sofrer se algo não der certo. Além disso o orçamento de capital procura atender objetivos essenciais estrategicos.
6. ATRAVES DA FORMULA: Beta = Covariância entre o Retorno do Ativo e do Mercado / Variância do Retorno do Mercado
Ou desta maneira:
onde:
βa = Beta
ra = Retorno do Ativo
rp = Retorno do Portfólio (Também pode ser usado como rm = Retorno do Mercado)
7. A forma mais eficaz de lidar com a inflação em análises de orçamento de capital é embutir as estimativas de inflação em cada elemento de fluxo de caixa, utilizando as melhores informações disponíveis sobre como cada elemento será afetado.
...