PIB, Renda e Investimento
Por: trakinasdebanana • 3/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 334 Palavras (2 Páginas) • 616 Visualizações
PIB
Produto Interno Bruto (PIB) é o valor monetário de todos os bens e serviços produzidos dentro das fronteiras de um país em um período de tempo específico. Embora o PIB seja calculado geralmente em uma base anual, pode ser calculado em uma base trimestral também. O PIB inclui todo o consumo privado e público, os gastos governamentais, os investimentos, etc.
O PIB pode ser considerado como um indicador da saúde econômica de um país, bem como um indicador do padrão de vida. Uma vez que o modo de medir o PIB é uniforme de país para país, o PIB pode ser usado para comparar a produtividade de vários países com um alto grau de precisão. De 2004 a 2014, por exemplo, o PIB da França aumentou 53,1%, enquanto o Japão aumentou 6,9% durante o mesmo período.
Renda
Renda é a soma das remunerações (salários, lucros, pagamentos de juros e outras formas de ganhos), ou rendimentos, em um determinado período. A maioria das formas de rendimento está sujeita a tributação.
As pessoas, por sua maioria, tem seus rendimentos através de ganhos salariais através do trabalho. Na maioria dos países, o rendimento do trabalho é tributado pelo governo antes de ser recebido pelo cidadão. A receita gerada por esses impostos (Imposto de Renda) financia ações e programas governamentais, conforme determinado pelos orçamentos federal e estadual.
Investimento
Um investimento é um ativo ou item comprado com a esperança de gerar renda no futuro. Em termos econômicos, um investimento é a compra de bens que não são consumidos hoje, mas que são usados no futuro para criar riqueza. Em finanças, um investimento é um ativo monetário comprado com a ideia de que o ativo irá fornecer renda no futuro ou será vendido a um preço mais alto.
O termo "investimento" pode ser usado para se referir a qualquer mecanismo utilizado com a finalidade de gerar renda futura. No sentido financeiro, isso inclui a compra de títulos, ações ou imóveis. A produção de bens necessários para produzir outros bens também pode ser vista como investimento.
...