PLANO DE NEGÓCIOS
Por: Sespdonca • 25/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.592 Palavras (7 Páginas) • 121 Visualizações
Plano de Negócios
1. Resumo Executivo:
Flexform – Uma história de pioneirismo e determinação - A Flexform nasceu das mãos do italiano Ernesto Iannoni, que identificou no mercado de móveis para escritório uma carência na fabricação de componentes para poltronas. Assim, em 1965, Iannoni criou a Flexform. Um dos primeiros investimentos foi produzir bases, mecanismos de vários tipos, com regulagem de altura e inclinação, um grande avanço para a época. A primeira unidade da fábrica ocupava uma área de 2.000m², onde, em 1972, foi fabricado o primeiro rodízio de duplo giro e dupla roda. Até então, usavam-se os rodízios de apenas uma roda, que não proporcionavam uma boa movimentação das poltronas. Essa inovação foi absorvida rapidamente pelo mercado.
A Flexform está se consolidando como grande fornecedora de componentes do setor mobiliário e de poltronas para escritório na região. É uma das maiores fornecedoras para Paraguai e Uruguai. No Chile, vem aumentando consideravelmente as vendas em poltronas finalizadas e na Argentina e no Peru buscam estratégias para ganhar espaço, não só na venda de componentes como na fabricação de poltronas.
No segundo semestre deste ano, a Flexform começa a colocar em prática seu plano de exportação de poltronas para escritórios a países como a Venezuela e a Colômbia. Há 20 anos a empresa exporta 10% do que produz para países como o Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile e o Peru. A empresa, que hoje fatura R$ 70 milhões por ano, espera aumentar a capacidade produtiva em até 50% e exportar 20% do total para a América do Sul, até 2010.
2. O Produto/Serviço
2.1 Características:
Linha Berlim
Seguindo tendências européias, esta linha dos designers Roodveldt e Bedendo, é enriquecida por detalhes como espaldar de perfil delgado.
Linha Delfo
Marcada por formas arredondadas oferece duas alturas de espaldar, apóia-cabeça e exclusiva estrutura fixa contínua.
Linha Idra
Poltrona de grande sucesso na Europa. O design elegante é valorizado por linhas de costura acentuadas e revestimento em couro.
Linha Plus
Os recursos ergonômicos desta linha possibilitam conforto e alto desempenho em escritórios e ambientes de alta produtividade.
Linha Nova
O design italiano de formas arredondadas e três tamanhos de espaldar permitem adequação desta linha em diferentes ambientes profissionais.
Linha Primo
Formas leves, elegantes e desenvolvidas de acordo com os mais modernos recursos ergonômicos. Possui espaldar passante e formas anatômicas.
2.2 Diferenciais tecnológico:
A empresa possui certificação de empresa ISO 9001 e marca de conformidade em seus produtos. Além disso, projeta seus produtos conforme normas internacionais e nacionais (ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas). A empresa é a única do segmento no país que possui laboratório próprio de Ensaios (Chamado Galileo) acreditado pelo Inmetro. Todos os mecanismos, componentes e poltronas passam diariamente por este laboratório que realiza testes de resistência, durabilidade e segurança conforme norma NBR 13962 – Cadeiras de Escritório.
2.3 Pesquisa e Desenvolvimento:
No segundo semestre deste ano, a Flexform começa a colocar em prática seu plano de exportação de poltronas para escritórios a países como a Venezuela e a Colômbia. Há 20 anos a empresa exporta 10% do que produz para países como o Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile e o Peru. A empresa, que hoje fatura R$ 70 milhões por ano, espera aumentar a capacidade produtiva em até 50% e exportar 20% do total para a América do Sul, até 2010. Vai exportar para a Venezuela e a Colômbia neste semestre.
3. O mercado
3.1 Clientes:
A Flexform compromete-se a empenhar todos os esforços no sentido de atender às necessidades e expectativas das partes interessadas, promovendo a melhoria contínua do sistema de gestão de qualidade.
3.2 Concorrentes:
3.3 Fornecedores:
Guerras & Guerras e GBSP-LTDA
3.4 Participações no Mercado:
A Flexform está se consolidando como grande fornecedora de componentes do setor mobiliário e de poltronas para escritório na região. É uma das maiores fornecedoras para Paraguai e Uruguai. No Chile, vem aumentando consideravelmente as vendas em poltronas finalizadas e na Argentina e no Peru buscam estratégias para ganhar espaço, não só na venda de componentes como na fabricação de poltronas.
4. Capacidade Empresarial
4.1 Descrições da Empresa:
Assim, em 1965, Iannoni criou a Flexform. Um dos primeiros investimentos foi produzir bases, mecanismos de vários tipos, com regulagem de altura e inclinação, um grande avanço para a época. A primeira unidade da fábrica ocupava uma área de 2.000m², onde, em 1972, foi fabricado o primeiro rodízio de duplo giro e dupla roda. Até então, usavam-se os rodízios de apenas uma roda, que não proporcionavam uma boa movimentação das poltronas. Essa inovação foi absorvida rapidamente pelo mercado.
Em 1975, a empresa foi ampliada, contando com uma nova unidade, de 10.000m², e, no ano seguinte, foi desenvolvido o datillo, primeiro mecanismo produzido no Brasil, próprio para datilógrafos, oferecendo um melhor ajuste na posição de trabalho. No ano de 1978, a empresa inovou mais uma vez e produziu pistões a gás, para regulagem de altura das cadeiras e poltronas, automaticamente.
Em 1983, a Flexform projetou o Mecanismo Universal I em 4 versões, que possibilitava a regulagem de todos os movimentos com a mesma alavanca. Em 1994, a empresa agregou à produção de componentes a fabricação de poltronas operativas e executivas, se consolidando como especialista no setor. Em 2003, a empresa instalou-se em seu novo parque industrial, no bairro de Cumbica, em Guarulhos, em um terreno de, aproximadamente 55 mil m², com instalações mais amplas e modernas. Em 2004, a empresa patenteou o novo Mecanismo Universal II - Relax e Syncron -, que permite total adaptação do produto aos movimentos do usuário, que, possibilita ainda, mesmo sentado efetuar todas as regulagens.
No mesmo ano, a empresa patenteou o Rodízio Duplo Modelo Espacial com design arrojado, rodas blindadas e rolamento duplo antitravamento, que facilita ainda mais o movimento da poltrona em qualquer tipo de piso, sem entraves, além de evitar o acúmulo de poeira.
...