PLANO DE NEGÓCIOS
Tese: PLANO DE NEGÓCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joice.messias • 14/9/2013 • Tese • 1.341 Palavras (6 Páginas) • 348 Visualizações
1 - INTRODUÇÃO
O objetivo deste desafio é elaborar um Plano de Negócios para uma empresa fictícia, com ramo de atividade e demais características escolhidos pelos autores. Através de pesquisas realizadas foram tomadas as decisões dos autores, que simularão uma situação real de abertura de um negócio empresarial com possibilidades de sucesso.
Ao concluir este desafio, espera-se ter desenvolvido as competências e habilidades essenciais ao empreendedorismo, a partir de decisões criativas embasadas em análises de possíveis cenários.
E com isso, as competências evidenciadas poderão contribuir para formar futuros Gestores.
2 – PLANO DE NEGÓCIOS
2.1 – Planejamento
Esta etapa é de suma importância, pois iremos compreender o conceito de Plano de Negócio, o que será de grande valia para elaborarmos o nosso Plano de Negócio.
Para realizarmos este plano iremos nos basear no site do Sebrae, que nos guiará.
Plano de negócios – SALÃO DE BELEZA
2.1.1 - Identificação do empreendimento
Setor da economia: Terciário
Ramo de atividade: Prestação de Serviços
Tipo de negócio: Salão de Beleza
Produtos produzidos: Serviços de tratamento de beleza e cuidados pessoais
Valor do investimento inicial: R$ 22.000,00
Regime do trabalho: 12 horas diárias
Área ocupada: 40 metros quadrados
Faturamento anual projetado: R$ 280.000,00
Numero de funcionários: 5 (inicialmente)
2.1.2 - Objetivo do empreendimento
Abertura de um negócio voltado ao tratamento da beleza e cuidados
Pessoais, utilizando-se dos serviços abaixo relacionados:
• Corte de cabelo (feminino, masculino e infantil);
• Tratamento de cabelo;
• Manicure e Pedicure;
• Tratamento Estético;
• Cílios, olho, boca, massagem, banhos, drenagem linfática, depilação em geral,
• Dia da Noiva.
Prestar serviços de qualidade e técnica, em um ambiente confortável, limpo e acessível, aliados a profissionais especializados.
2.1.3 - Equipamentos que serão utilizados:
• Cadeiras e bancadas com espelho
• Lavatórios, secadores e prancha
• Materiais para manicure, aparelho de depilação
Tendo uma melhor disponibilidade financeira, é bom adquirir materiais para sofisticação do empreendimento como conjuntos de maquiagem e estética, aparelhos de TV, equipamentos de hidratação, estufas para esterilização, entre outros.
2.1.4 - Pessoal:
Esse empreendimento é formado, basicamente, por cabeleireiros, manicures e um especialista em depilação. O empreendedor pode cuidar do gerenciamento do salão, principalmente por este ser um negócio que vive em constante novidade e por isso, é necessário sempre atualizar a si e aos seus funcionários.
2.1.5 - Preços:
Devem-se estabelecer os preços de acordo com a localização do empreendimento e que deve ser escolhido de acordo com o público alvo.
2.1.6 - Material:
Higiene é tudo em um empreendimento como este. Os instrumentos como tesouras, pentes e alicates devem estar bem esterilizados, o que pode ser feito com o uso de estufa ou por meio de produtos químicos.
2.1.7 - Estoque:
A reposição de estoque de produtos utilizados é feita na medida da necessidade. As perdas dos produtos não são consideradas como riscos, pois são relativamente pequenas. Normalmente, os fabricantes enviam representantes ao local para registrar os pedidos mensalmente.
2.1.8 - Identificação da oportunidade:
O sucesso de um salão de beleza depende essencialmente da qualidade de
seus profissionais e produtos, na execução de seus serviços.
O perfil do empreendimento deve ter uma estreita relação com a renda dos clientes. Pois, muitos consideram esse estabelecimento como um local muito importante para levantar a autoestima. Para muitos até mesmo como um templo no qual se operam verdadeiros milagres.
2.1.9 - Análise de risco:
É um mercado muito competitivo e vulnerável à entrada de novos concorrentes. Por isso, é necessário estar sempre se atualizando.
Nos maiores riscos estão inclusos a falta de qualidade e técnica dos profissionais, instalações inadequadas, pouco conforto e higiene, e a falta de um atendimento especial e diferenciado com respeito e educação.
2.1.10 – Análise de mercado:
Como já falado, a concorrência é muito alta, tanto formal quanto informal e de todos os níveis, pois temos simples barbearias até os salões mais sofisticados, dentro de shoppings e em bairros considerados de classe média alta. Ou os informais às vezes montados na própria residência do proprietário.
É de suma importância que o empreendedor, antes de iniciar um novo negócio,
realize uma pesquisa para conhecer o mercado onde atuará, com ênfase nos
consumidores e nos concorrentes e faça um planejamento de atuação.
2.1.11 - Localização:
O empreendimento deve ser instalado em locais de grande fluxo, em shopping
e em grandes avenidas de bairros tradicionais da cidade, com disponibilidade de estacionamento, segurança
...