PROJETO INTEGRADOR
Por: JONBONJOVI • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 630 Palavras (3 Páginas) • 554 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Tecnologia em Gestão Pública
Eliane Oliveira Bueno - Ra:1149724
Economia
Atividade de Economia
Pelotas
2015
ATIVIDADE DE ECONOMIA
Com base na leitura das Unidades 3, 4 e 5 do Caderno de Referência de Conteúdo (CRC) responda as seguintes questões:
1) Qual a diferença entre Microeconomia e Macroeconomia? Justifique a resposta. A Microeconomia está associada à teoria econômica que visa ao estudo do funcionamento do mercado de um determinado pro¬duto, ou grupo de produtos, tendo que analisar o comportamento dos compradores (consumidores) e dos vendedores (produtores) diante desse produto ou serviço.
A Macroeconomia estuda a economia em geral ao buscar explicações para as mudanças econômicas que afetam muitas fa¬mílias, empresas e mercados.
A Macroeconomia estuda as questões agregadas ao cresci¬mento econômico, à inflação e ao desemprego; já a Microecono¬mia estuda o mercado, no que se refere às interações entre consu¬midores e produtores.
2) O que se entende por preços relativos? Comente sobre sua importância para as decisões econômicas.
Relação estabelecida entre diversos pares de preços importantes de uma economia com a finalidade de ob¬servar sua variação no tempo. Por exemplo, os preços dos produ¬tos agrícolas comparados com os industriais, os preços das expor¬tações comparados com os das importações (relações de troca), os salários com os preços da cesta básica de consumo do trabalhador etc.
3) Explique por que, em muitos países, o PIB é maior do que o PNB.
Por que a RLEE ( Renda Líquida Enviada ao Exterior) é positiva ,ou seja, envia-se mais recursos ao exterior do que se recebe.
4) Discorra sobre os determinantes do consumo, conforme a Teoria Macroecon ômica Keynesiana
Na teoria geral de Keynes, a propensão marginal a consu¬mir revela que há uma relação bem definida entre o consumo e a renda em todos os níveis de emprego. Assim, baseando-se na propensão marginal a consumir, é possível afirmar quanto aumen¬tarão a renda e o emprego em consequência de um aumento real do investimento. Se a propensão a consumir é conhecida, existirá uma relação definida entre qualquer aumento da renda (Y Δ) e qualquer dado no investimento (I Δ). Essa razão foi chamada por Keynes de multiplicador de investimento (k) e é igual, sujeita a cer¬tas considerações, ao multiplicador do emprego (k').
5) Explique as principais características do Plano Real, ressaltando as inovações desse plano sobre
...