PROJETO INTEGRADOR I LITERATURA INFANTIL
Por: Verena Alves Rodrigues • 22/10/2017 • Resenha • 4.509 Palavras (19 Páginas) • 1.838 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
__________________________________________________
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 8º SEMESTRE
TAÍS SOARES DOS SANTOS
LITERATURA INFANTIL
[pic 2]
Suzano
2017
TAÍS SOARES DOS SANTOS
LITERATURA INFANTIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia.
Orientadores: Natália Gomes dos Santos, Diego Barboza Prestes e Lilian Gavioli de Jesus.
Tutor eletrônico: Micaella Pires Silveira
Tutor de sala: Valdete Vieira Barcelos
Suzano
2017
SANTOS, Taís Soares dos. LITERATURA INFANTIL. 22 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Suzano, 2017.
RESUMO
O trabalho desenvolvido tem como tema a Literatura Infantil, onde foi feito um estudo da necessidade do tema ser trabalhado e como poderia ser implantado na escola.
A literatura é de extrema importância, pois ela contribui para o desenvolvimento, auxiliando na formação da criança em relação a si própria e ao mundo ao seu redor, contribuindo para a formação de cidadãos críticos.
Fato este que deve ser trabalhado devido os problemas que vimos enfrentando, pois com o crescente uso de variadas tecnologias, as crianças e jovens estão cada vez mais a perder o hábito da leitura, e como conseqüência a escrita de forma correta está sendo afetada, além de perder o senso de crítica, já que não pesquisam a fundo sobre noticias, ou informações.
Espera-se que com o projeto implantado nas escolas através do dia do livro, semana dos contos, entre outros, teríamos um aumento de crianças com hábito de leitura e conseqüentemente crianças criticas, conscientes e formadoras de opinião. Avaliando os avanços da criança pelo gosto da leitura e sua capacidade de compreender o que está sendo lido.
A pesquisa teve como referencial teórico os autores Luciana Haddad Ferreira, Maria Oliveira Côrtes, F. Abramovich, entre outros que escreveram sobre a definição da literatura, os prazeres dela, e a importância que possui.
Palavras-chave: Literatura. Projeto. Crianças. Formação.
SUMÁRIO
1 Introdução..................................................................................................05
2 Revisão Bibliográfica .................................................................................07
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino.................................17
3.1 Tema e linha de pesquisa........................................................................17
3.2 Justificativa...............................................................................................17
3.3 Problematização.......................................................................................17
3.4 Objetivos...................................................................................................17
3.5 Conteúdos.................................................................................................18
3.6 Processo de desenvolvimento..................................................................18
3.7 Tempo para a realização do projeto.........................................................18
3.8 Recursos humanos e materiais................................................................18
3.9 Avaliação..................................................................................................18
4 Considerações Finais..................................................................................20
5 Referências.................................................................................................21
27
1 INTRODUÇÃO
O tema escolhido para esse projeto de ensino foi a Literatura Infantil, e a importância da leitura para a formação de cidadãos conscientes e críticos.
A literatura está presente no nosso cotidiano, o que a torna fácil para trabalhar em sala, porém o alvo não é apenas ensinar a ler e escrever, e sim desenvolver o senso crítico dos alunos, e o prazer pela leitura, para que o desenvolvimento do aluno tende sempre a crescer e torná-lo um adulto consciente de seus pensamentos e opiniões.
Através da leitura a criança compreende o mundo. Ao iniciar o processo de leitura temos que levar em conta que cada criança tem seu tempo para o conhecimento prévio da assimilação.
Elaborei o projeto com o objetivo de aprimorar a metodologia e a rotina adotada durante as aulas, através de atividades significativas e atraentes para o aluno, onde possam interagir com objetivos do conhecimento e sentir prazer na leitura.
No processo de alfabetização leitura temos que levar em compreender o tempo de cada criança, pois cada aluno tem suas dificuldades de aprendizagem. O desenvolvimento se dará com as aulas lúdicas com leituras em grupos de contos, teatros baseados em histórias infantis, fantoches, confecção de cartazes, produção de historias em quadrinhos, entre outros.
Pois, hoje, não basta apenas saber ler e escrever. É preciso ser letrado. O letramento exprime um nível maior de compreensão das palavras, símbolos e códigos necessários para interpretar e usar os instrumentos da linguagem e da comunicação.
É preciso saber usar a leitura e a escrita nas práticas sociais que demanda modificações cognitivas, lingüísticas, culturais, políticas, econômicas e sociais que são apresentadas através da leitura e da escrita. Os alunos devem encontrar espaço para aprender a ler e a escrever a fim de desenvolver muitas competências e habilidades. Para se comunicar e interagir efetivamente nos diferentes contextos a criança precisa desenvolver mecanismos de expressão oral.
...