Paper Matemática Financeira
Por: nico_10 • 8/9/2023 • Trabalho acadêmico • 467 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
OS LIMIARES DO CONHECIMENTO FINANCEIRO NA PROGRESSÃO DAS EMPRESAS |
Luana Matos¹
Luana Maya¹
Nicolas Dorneles¹
- INTRODUÇÃO
Quais os impactos que afetam os meios empresariais com foco na matemática ou conhecimento financeiro (exemplo)
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Um conhecimento Errôneo de como aplicar os conceitos básicos da matemática financeira levam empresas a ciclos indesejáveis baseados apenas nos resultados de desempenho da empresa.
A falta de resultados positivos tende a levar a empresa à falta de capital, que exigirá a busca de novos financiamentos, novos custos financeiros, diminuindo ainda mais os resultados da organização. Cria-se assim um ciclo vicioso alimentado por empréstimos recorrentes para saldar compromissos de financiamentos anteriores (Junior, H.B.,2011).
Souza (2010) postula que a execução de transações, como compras, A venda de mercadorias e comodidades, pedidos de crédito bancário e remessa de pagamentos. Elementos como impostos e cálculo de parcelas estão sendo considerados. O campo da matemática financeira permite que os indivíduos façam cálculos precisos. Para avaliar os benefícios de um empréstimo ou investimento, é crucial avaliar a taxa de juros. As desvantagens associadas às compras à vista ou parceladas podem ser superadas com a realização de uma pesquisa minuciosa sobre as opções de financiamento.
“A maior dificuldade das empresas é o insuficiente preparo gerencial dos proprietários ou dirigentes; destaca-se que as estratégias dessas empresas são estabelecidas confiando puramente em informações e experiências vivenciadas” (DOS SANTOS; FERREIRA; DE FARIA, 2009, v. 7, p. 6)
Figura 1: Fatores alegados pelos empreendedores que teriam evitado o fechamento da empresa.
[pic 1]
Fonte: Freitas, 2019.
Como observa-se no gráfico acima tem-se quatro tópicos que englobam a matemática financeira que são “Mão de obra mais qualificada”, “gestão financeira mais eficaz”, “consultoria empresa” e até mesmo “planejando do negócio”. Juntando estes tópicos totalizamos 56% de chances de uma empresa não fechar. Este gráfico só reforça o que já foi supracitado acima.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
É indiscutível que sem uma matemática financeira bem estruturada em uma empresa é impossível de não passar por dificuldades. Levando até mesmo a falência de algumas. O gráfico usado da um exemplo prático de que há 56% de chances de manter uma empresa somente baseado nesse limiar. (exemplo, relembrando que são 2 parágrafos)
REFERÊNCIAS
SOUZA, J. Matemática. São Paulo: FTD, 2010. (Coleção Novo Olhar).
JUNIOR, H. B. Aplicação De Fundamentos de Matemática Financeira Em Empresas De Pequeno Porte. Disponível em: <http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/9mostra/2/426.pdf> . Acesso em 06 maio 2023
...