Planejamento estratégico da Cooperativa Capricórnio
Artigo: Planejamento estratégico da Cooperativa Capricórnio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RainerF • 24/8/2014 • Artigo • 661 Palavras (3 Páginas) • 604 Visualizações
Universidade Ceuma – Uniceuma
Alunos: Jhonantas Sales Lima Sousa, Miriam Fonseca Avelar, Rainer Furtado Ferreira
Curso: Administração 6º período
Disciplina: Administração Estratégica
Professor: Fausto Costa
Planejamento estratégico da Cooperativa Capricórnio
São Luís – MA
2014
A partir de uma analise feita foram detectados diversos problemas, os que colocavam a atuação da empresa em risco. Sabemos que o que interessa ao mercado é o desempenho global, ou seja, o controle dos níveis estratégico, tático e operacional de suas atividades para que estes sejam considerados como satisfatórios.
A posição que alguns executivos ocupam dentro da empresa exige que uma postura de atuação menos liberal e mais democrática seja adotada para todos os seus colaboradores de forma a descentralizar o processo decisório, pois muitos atuam de maneira “corpo mole” como seus subordinados, tendo em vista que muitos dos seus funcionários não estão respeitando o planejamento, e não conseguem trabalhar em equipe.
As vendas de seus produtos estão sendo prejudicas pelos preços altos e pela falta de interação com seus fornecedores que é considerada fraca e deficiente, já que toda organização depende de recursos para que possa convertê-los em produtos ou serviços para serem vendidos. Fornecedores são importantes para a organização não só porque fornecem os produtos necessários, mas também por determinar o nível de lucratividade do negócio, isso reflete nos seus preços praticados, atualmente são considerados altos.
Os funcionários da cooperativa não estão respeitando o planejamento global e não conseguem trabalhar em equipe; a razão disso é a postura de atuação negligente por parte da maioria. Torna-se necessário fazer uma mudança na estrutura organizacional mais especificadamente no nível estratégico, alterando a ordem dos cargos no organograma: exclusão do conselho de administração para reduzir os gastos e os níveis hierárquicos; presidência no lugar mais alto - do atual conselho de administração – e assessoria de planejamento no lugar da atual presidência. Dessa forma, a assessoria de planejamento será a responsável pelo processo de planejamento com maior participação do presidente e dos outros funcionários também. Essa mudança por ter amplitude mais ampla afetará também os níveis táticos e operacionais.
O nível tático será o responsável por isso. Irá cuidar do acompamento e controle do estilo de liderança proposto pelo nível estratégico. Pesquisar novos fornecedores que ofereçam um preço melhor conforme a quantidade comprada, gerando assim um valor abaixo do que antes se tinha, ou seja, um preço mais adequado e justo aos clientes, tomando sempre cuidado para não estocar uma grande quantidade de produtos, uma vez que produtos parados em estoque é dinheiro perdido e podendo até mesmo desestabilizar o lado financeiro da cooperativa Assim, poderá companhar o relacionamento dos trabalhadores que operam
...