Projeto de Extensão Gestão de Recursos Humanos
Por: Soffiettt • 30/3/2024 • Dissertação • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 92 Visualizações
[pic 1] Universidade Norte do Paraná
Projeto de extensão I – Gestão de recursos humanos
NÚBIA VIEIRA DE JESUS SOFFIETT
Programa de Contexto a comunidade
Vila Velha ES
20 de março 2023
NÚBIA VIEIRA DE JESUS SOFFIETT
Programa de Contexto a comunidade
[pic 2]
Vila Velha ES
20 de março 2023
Sumário
Introdução...…………………………………………………………………...4 Planejamento....................................................................................…....4 Fazer……...........................................................................................…...5 Verificar..……….........................................................................……...….5
Agir…. ..................................................................................….... ….…...5 Resumo…………………………………………………………………………6 Referência...……………………………………………………………………7
Introdução
As principais dificuldades que tenho visto é a falta de recursos financeiros para investimento em infraestrutura, a burocracia excessiva para obtenção de licenças e autorizações, e a falta de engajamento da comunidade local na busca por soluções para os problemas da região. Posso afirmar que em alguns casos os problemas estão diretamente relacionados, enquanto em outros casos não estão tão claros ou não são tão evidentes. No entanto, mesmo nos casos em que não há uma relação direta, é importante considerar a possibilidade de que a instituição/parceiro possa contribuir para a solução desses problemas de alguma forma. Acredito que isso pode depender da natureza dos problemas em questão e da complexidade das soluções necessárias. Algumas soluções podem ser implementadas mais rapidamente, enquanto outras podem levar mais tempo para serem concretizadas. Espero que isso seja uma preocupação central para qualquer projeto de extensão. Pois, o objetivo principal é sempre buscar soluções para problemas que afetam a comunidade em questão, e o sucesso do projeto deve ser medido em termos do impacto positivo que ele tem sobre as pessoas e a comunidade envolvida.
Planejar (plan)
Realizar um levantamento de dados com a finalidade de identificar e separar por classe e setores os indivíduos. Fazer contato com a prefeitura municipal na assistência social para aquisição de passagens, relocação de pessoas, compra de alimentos, compras de EPI e uniformes para os recicladores. Contato na igreja Batista Rhema para criação de um grupo de apoiadores, para assistência social, doação de alimentos, palestras na área da saúde mental, auxílio para retirada de moradores de rua, pedintes, andarilhos, sem teto e catadores (recicladores).
Fazer (Do)
Nesta fase já com a área de vila velha mapeada e identificada os principais pontos de concentração dos indivíduos, adotamos as seguintes providências. Andarilhos e pedintes. Prestamos assistência social com vestuário alimentos, saúde mental, higienização. Aquisição de passagens para que os indivíduos possam retornar à cidade de origem ao seio dos seus familiares. Contato com os familiares para recebimento dos indivíduos na cidade de origem. Moradores de rua Inclusão dos indivíduos em outros projetos sociais do governo para Aquisição de casa própria. Criação de casas de abrigo, centros de recuperação, contato com os familiares para reinclusão nas suas respectivas famílias. Prestar assistência social com alimentos, vestuário, saúde mental e higienização. Catadores e recicladores Criação de pontos de apoio para higienização dos indivíduos, com aquisição de equipamentos de proteção individual e uniforme reflexivo. Retorno dos citados acima às suas respectivas casas após a jornada de trabalho, sendo que aqueles que se enquadram no quesito de moradores de rua e que não foi possível a localização de familiares, devem ser colocados nos pontos de apoio para recebimento das demais assistências.
Verificar(check)
Devemos procurar mais apoiadores para o projeto, com envolvimento do ministério público, outras igrejas, associações do bairro, câmara de vereadores, polícia Militar, exército brasileiro, unidades de atendimento e empresas de transporte.
Agir (act)
Vila velha por ser uma cidade turística, recebe visitantes dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Estados mais distantes como São Paulo e cidades internacionais. Em pontos distintos ocorre a aglomeração de indivíduos que se pré-estabelecem nos locais como cabanas de lonas e papelão, fazem suas necessidades fisiológicas, jogam restos de alimentos. Nos principais sinais e ruas de ligação com as principais vias ocorre a aglomeração de pedintes, onde utilizam até crianças para provocar comoção social. Com apoio do exército brasileiro e polícia militar ou guarda municipal, a retirada dos indivíduos deve ocorrer por setores e encaminhamento dos respectivos órgãos apoiadores do projeto, para solução adequada de cada problema encontrado nas pessoas para cada caso. Efetuar limpeza no local, para evitar possível novas ocupações. Fiscalização frequente da PM ou G.M no local.
...