Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio Os Riscos Da Economia Social
Por: CarinaMO • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 11.452 Palavras (46 Páginas) • 263 Visualizações
31-3-2012[pic 1]
Escola Secundária do Castêlo da Maia |
[pic 2]
Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio | Os Riscos Da Economia Social |
Os riscos da Economia Social
12º E
[pic 3]
Escola Secundária do Castêlo da Maia
2011/2012
Índice
Índice 3
Introdução 5
Índice de Desenvolvimento Humano 6
Comparação 6
PIB per capita 8
Esperança média de vida 9
Taxa de alfabetização de adultos 11
Taxa de escolaridade combinada 11
Índice de Desenvolvimento Ajustado ao Género 13
Comparação 14
Índice de Pobreza Humana 15
Comparação 15
Índice de Realização Tecnológica 17
Comparação 17
Índice de Criação Tecnológica 18
Índice de Difusão das Inovações Recentes 19
Índice das Inovações Antigas 20
Índice das Qualificações Humanas 21
Economia Baseada no Conhecimento 23
Índice da Economia do Conhecimento 23
Desigualdade na repartição do rendimento 25
Índice de Gini 25
Indicadores económicos 26
Produto Interno Bruto 26
Despesa na Saúde 27
Despesa na Educação 28
Importações 29
Exportações 30
Indicadores demográficos 31
Taxa de Natalidade 31
Taxa de Mortalidade 32
Taxa de Mortalidade Infantil 33
Indicadores Político-Sociais 35
Democracia 35
Violação dos direitos humanos 35
Descentralização democrática 36
Taxa de Desemprego 37
Conclusão 38
Bibliografia 39
Introdução
Este trabalho, no âmbito da disciplina de Economia C, tem como objeto de estudo o fosso ao nível do desenvolvimento dos países. Para tal focamos a nossa atenção em três países: Portugal, Brasil e Angola. Escolhemos estes países porque pensamos encontrar neste grupo níveis de desenvolvido, características e riscos sociais, tanto atuais como futuros, muito distintos. No grupo de países a estudar decidimos incluir Portugal por ser o nosso país e para termos noção da nossa posição relativamente aos outros países que selecionamos de outros continentes.
Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte.
O Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial e em população, com mais de 192 milhões de habitantes. É o único país falante da língua portuguesa na América e o maior país lusófono do mundo, além de ser uma das nações mais multiculturais do planeta, resultado da forte imigração de muitos países, que veem o Brasil como um destino com grande potencial de desenvolvimento e com capacidade de dar resposta aos novos desafios decorrentes da globalização e consequentemente da constante mudança no mundo.
Angola, antiga colónia portuguesa, situa-se na costa ocidental de África. País rico em recursos naturais que urge explorar para que, de forma mais rápida, chegue ao desenvolvimento. Os governantes do país estão a desenvolver parcerias de negócios com Portugal e outros destinos por estarem conscientes da sua riqueza natural e concomitantemente da sua pobreza em capital humano. A procura do Know how, em outros países, tem como objetivo a transferência de conhecimento ou a formação dos trabalhadores internos, tendo em vista a minimização dos riscos sociais presentes e futuros daquela comunidade.
Ao longo do trabalho vamos fazer uma análise baseada em alguns indicadores simples, tais como: PIB per capita; Esperança Média de Vida à Nascença; Taxa de alfabetização de adultos; Taxa de escolaridade combinada, entre outros. Vamos também analisar alguns indicadores compostos, a saber: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Desenvolvimento Ajustado ao Género (IDG) e Índice de Realização Tecnológica (IRT).
Depois de tomarmos conhecimento deste concurso, por sugestão da nossa professora de Economia C e orientadora deste trabalho, foi-nos proposto mais este desafio que, para dar resposta, decidimos realizar um estudo comparativo dos países objetos de estudo a nível de desenvolvimento e riscos sociais inerentes a cada um deles.
...