Questao crimeia
Por: marceloparisotto • 2/5/2016 • Dissertação • 963 Palavras (4 Páginas) • 542 Visualizações
Questão da Criméia
A Criméia é uma região que fica no leste ucraniano que se caracteriza por possuir fortes ligações históricas e étnicas com a Rússia e por possuir um porto com saída estratégica para o Mar Negro. Essa região começa a ser controlada por forças russas no século XVIII quando é anexada ao Império Russo e persiste dessa forma ate a queda da união soviética.
Durante o regime soviético a Criméia foi palco de inúmeros confrontos da segunda guerra mundial tendo sido controlada pela Alemanha de Hitler de 1941 ate 1944. Após a retomada desse território pelas tropas soviéticas o governo central, comandado por Josef Stalin, começa a deportar toda a população de tártaros que habitavam a região para o Cazaquistão, como uma punição , sob a alegação de que esse grupo étnico haviam colaborado com as tropas nazista durante a ocupação.
Em 1955 o então secretario geral do partido comunista, Nikita Khrushchev, emite um decreto que transfere a Criméia da Republica Socialista Soviética da Rússia para a Republica Socialista Soviética da Ucrânia. Essa medida foi feita como uma "medida simbólica" que visava comemorar o 300º aniversário da integração da Ucrânia ao Império Russo. Nos anos que se seguiram o território passou a possuir um polo turístico que atraia inúmeros visitantes de todo o leste europeu além de se consolidar como uma região portuária e militar de suma importância.
Com o colapso da União Soviética , em 1991 , a Criméia passa a ser uma região autônoma pertencente a Ucrânia .Em 1994 um candidato nacionalista , Yuriy Meshkov , ganha as eleições presidenciais na Criméia e convoca um referendo sobre o estatuto da região , como contra partida o governo ucraniano destitui o então presidente da Crimeia, juntamente com o seu cargo, alegando que ele teria atuado contra o Estado ucraniano e estaria promovendo uma integração com a Rússia. Com a ratificação do Tratado de Amizade, Cooperação e Parceria, em maio de 1997, entre Rússia e Ucrânia, as tensões começaram a diminuir na região.
A crise
Atravessando uma grave crise econômica o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych , se recusar a assinar um acordo de associação com a União Europeia preferindo estreitar relações com a Rússia que prometia um pacote de ajuda financeira com empréstimos além de descontos no preço do gás . A decisão do presidente insuflou uma onda de protestos que ocupou a prefeitura de Kiev e a Praça da Independência .Em contra partida o governo reagiu com prisões arbitrarias e violência .Em 21 de fevereiro o parlamento ucraniano destitui o presidente Yanukovych e instaurou um governo provisório com uma tendência pro-Europa.
Cinco dias após a queda de Yanukovych o Parlamento da Crimeia é tomado, por grupos paramilitares pro Rússia que anunciam um referendo para o dia 16 de março de 2014, visando decidir se a população crimeana optaria por uma anexação à Rússia ou pela restauração da Constituição da Crimeia de 1992 que dava mais autonomia à região e a tornaria mais independente da Ucrânia. Nota-se que as opções disponíveis não incluíram manter a Crimeia como estava no momento em que o referendo foi realizado ,logo, seja qual fosse o resultado do plebiscito haveria uma mudança significativa na Criméia. O plebiscito foi firmemente repudiado pelos Estados Unidos e pela União Europeia em contrapartida, a Rússia apoiou e afirmou que o plebiscito era valido.
...