Resenha Crítica de Caso Instituto Ethos
Por: Wanderson Alves • 21/10/2020 • Resenha • 761 Palavras (4 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROCESSOS
Resenha Crítica de Caso Instituto Ethos
Wanderson Alves Pereira
Trabalho da disciplina Economia e Finanças para Gestores Tutor: Prof. Ronald Castro Paschoal
Betim
2020
O INSTITUTO ETHOS (A): DESAFIANDO NEGÓCIOS PARA SE TORNAR A
VANGUARDA DO PROGRESSO SOCIAL NO BRASIL
Referência:
Kennedy School Government. Programa de caso. Disponível em: https://www.ethos.org.br/conteudo/o-instituto/; acessado em 21 de outubro de 2020.
- Introdução
O Instituto Ethos é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1998, por Oded Grajew e alguns empresários e executivos brasileiros. Iniciou o seu processo com uma equipe de 5 pessoas e uma dúzia de empresas e membros iniciais que pagavam taxam mensais. O Ethos, junto com suas empresas-membro, implementou um código de práticas éticas a partir disso criou-se um movimento de responsabilidade social empresarial.
A Ethos procurou criar um movimento de responsabilidade social empresarial (RSE.). O objetivo era que além de doar partes dos seus lucros para filantropia, mas deveria também gerenciar suas operações, lutando contra o racismo e o trabalho infantil, por exemplo. Seu objetivo era buscar uma sociedade mais justa e sustentável.
- Desenvolvimento
O Instituto Ethos foca em meios para que as empresas se comprometam a perfeiçoar a responsabilidade social e uma economia sustentável para que assim possa promover mudanças na sociedade e agregar valor as marcas.
Sua missão é apoiar o gerenciamento das organizações em seus negócios e com responsabilidade social. Sua Visão tem como objetivo que as organizações sejam mais conscientes e melhorias mais consciente para a sociedade e reduzir impactos negativos. A empresa é socialmente responsável por conceitos, como: transparência em seus procedimentos, determinação de compromissos públicos, esforços para atrair e manter talentos, altas taxas de motivação dos colaboradores e o reconhecimento dos resultados e ações da empresa no meio social, excedendo quando for preciso as obrigações determinadas por meios legais quando o proposito for o bem estar da coletividade.
O instituto orienta as organizações a alinhar a gestão a definição de responsabilidades social empresarial e sustentabilidade. A sociedade civil, composta por ONG´s, entidades e instituições acompanham de perto as práticas relacionadas a operação e gestão nas áreas de influência. Dá se então, a responsabilidade compartilhada.
O instituto desenvolveu também os temas como, sustentabilidade e responsabilidade sociam. A geração de empregos e o pagamento de salários são contribuições econômicas e sociais socialmente responsáveis. Outro aspecto que podemos citar, é o relacionamento da empresa com seus consumidores, em relação aos impactos causados pelo consumo de seus produtos e serviços.
...