Resenha do Texto : Os espaços econômicos
Por: Bia Troncoso • 21/5/2017 • Trabalho acadêmico • 534 Palavras (3 Páginas) • 292 Visualizações
Resenha do texto : Os espaços econômicos
O conceito básico do modelo perrouxiano é o de espaço econômico . Com objetivo de demostrar que espaços econômicos e geográficos estão dissociados . A ideías de perroux foram desenvolvidas no pós guerra , em uma situação em que prevalecia o consenso de que a economia nacional de um país estava contida dentro de seu próprio território , criando barreiras para a economia internacional.
Dessas idéias apresentam -se quatro desses complexos : o da `` pequena nação``, o do ``povo sem espaço`` , o do ``espaço vital`` e o das ``fronteiras naturais e das fronteiras históricas``.
Perroux trata o Espaço com uma visão vulgar e inexata , essa espacialização vulgar cria uma coincidência entre espaços econômicos e humanos. Podemos seguir alguns princípios básicos para entender esse fato : a aplicação na ciência do conceito de espaço abstrato , posto em evidência pela matemática ,não teve ainda realização satisfatória . Mesmo nas suas normas mais elementares esta aplicação é tratamento para os complexos: liberta da necessidade de continente e do conteúdo , permite uma descrição das relações econômicas reais que está necessidade estimula . está aplicação é adequada a transformar radicalmente algumas da teorias econômicas . Em relação a visão Perrouxiana abstrata de espaço econômico , Perroux observou que a noção vulgar de espaço vinha da geometria euclidiana que por sua vez baseava-se em duas ou três dimensões , onde os objetos estavam contidos em seu interior . Os objetos seriam definidos em si mesmos através de relações abstratas e o conjunto dessas relações seria denominado o espaço . Foi tentando combater essas idéias e ultilizando-se do conceito matemático de espaço abstrato que Perroux desenvolve seu conceito de espaço econômico .O autor deixa entendido que na sua visão o espaço abstrato é um conjunto de relações que fornece a resposta a questões que não tem qualquer relação direta com a localização de um ponto ou de um objeto por duas ou três coordenadas . A partir dessa linguagem vulgar , haveria uma interpretação dos fatos de descolonização das relações econômicas , estabelecendo-se uma distinção clara entre o ``espaço geonômico `` ou vulgar e os espaços econômicos . Entende-se como espaço geonômico ou vulgar aquele definido de maneira`` tradicional ``, relacionado com as atividades humanas que possui pouca relação com os fenômenos econômicos . Outro ponto a ser destacado é o fato de três pontos estarem diretamente ligado ao espaço , seriam eles: conteúdo de um plano, campo de forças e conjunto homogêneo . Espaço como conteúdo de um plano é o local onde ocorrem as relações entre os agentes econômicos e os fornecedores de input (matéria –prima , mão de obra, capitais) e por outro lado , os compradores de output (compradores intermediários , compradores finais). O espaço como um campo de forças é constituído por um centro (pólos) de emanação de forças centrífugas e recepção de forças centrípedas. O conjunto homogêneo diz respeito as unidades e sua estrutura ou as relações entre estas unidades . A empresa tem estrutura homogênea em relação as das empresas que são suas vizinhas . A empresa existe num espaço onde reina , uma unidade de preço.
...