4 P's Preço, Praça Promoção
Por: maristelambs • 16/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.369 Palavras (10 Páginas) • 560 Visualizações
Preço
Para que possa atingir seus objetivos traçados inicialmente no plano de marketing, é necessário que o valor percebido dos produtos demonstre as estratégias que a vantagem competitiva possui. Malhotra (2013) diz que o “preço pode ser definido como uma medida do valor que o comprador troca pelo valor que o vendedor oferece”, entende-se assim que os consumidores atribuem valores diferentes a cada produto ou serviço. Ainda segundo Malhotra (2013), “se os consumidores acharem que o preço é maior do que o valor que atribuem a um produto, eles não realizarão a compra”. Os consumidores estão mais informados sobre o que realmente desejam ao buscar pelo produto ou serviço, devido a disponibilidade de informações na internet.
Praça
A praça define a forma e o local que o produto será entregue ao cliente final. Malhotra (2013) afirma que “o planejamento dos canais de distribuição e logística de mercado devem se basear nas análises interna e externa e do mercado-alvo”. È necessário deixar os clientes bem informados, pois, é muito fácil para eles pesquisar a respeito do produto e obter as informações necessárias para ajuda-los na tomada de decisão.
Um canal de distribuição é formado por um grupo de pessoas e empresas que visam facilitar o fluxo do produto ou serviço até o consumidor final Malhotra (2013) diz que é preciso três partes envolvidas no canal de distribuição: “fabricantes, usuários finais e intermediários”. Os intermediários são pessoas ou empresas independentes que trabalham entre o fabricante e o comprador final.
As informações a respeito dos produtos ou serviços que serão oferecidos pelo núcleo podem ser enviadas via e-mail marketing, expostas no site da universidade, por meio de cartazes espalhados pela universidade e por meio dos responsáveis pelo núcleo ou até mesmo pelos professores passando em sala de aula informações sobre o núcleo e trazendo informações a respeito dos serviços oferecidos pelo mesmo.
Promoção
Os objetivos da promoção são informar os clientes sobre o produto, informar as vantagens de obter o produto ou serviço e informar onde e como obter o produto. O meio de comunicação escolhido é um fator de suma importância, por meio dele o produto pode chegar com as informações corretas ou não ao público – alvo. Malhotra (2013) afirma que “você não pode vender algo se não tiver um consumidor para compra-lo, e não tem um consumidor, a menos que fale sobre sua empresa e seus produtos, além de seus benefícios”.
Um composto de marketing é a combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização. (Churchill & Peter, 2000, p.20) Implantar um CIM eficaz implica compreender o que cada um dos elementos do mix de comunicação pode fazer sozinho ou em conjunto. Malhotra (2013, p.127) afirma:
“As estratégias de CIM devem esboçar os tipos de atividades propostos em relação ao bem e serviços fornecidos, identificar alguns dos pontos fortes de venda da empresa, ser direcionadas ao público-alvo identificado, ser original em marketing e manter a mensagem simples. E o mais importante: você deve garantir que os produtos apresentados representem o que pode ser entregue”.
Por meio de um CIM eficaz é possível obter informações sobre os usuários do produto ou serviço para estabelecer as estratégias de marketing e garante que as informações forneçam material suficiente para que as comunicações e as mensagens estejam em conexão. Lembrar-se de integrar todos os elementos do mix de comunicação como garantir sinergia entre os elementos é um fator importante a levar em consideração. Estratégias de CIM eficazes determinarão onde no mercado competitivo o produto, serviço ou a empresa se encaixa. Malhotra (2013) diz que o desenvolvimento do CIM “deve levar em conta mudanças a longo prazo no mercado, requerendo flexibilidade para ajustar o programa se os resultados esperados não estiverem sendo obtidos”.
Portanto, para que a estratégia de CIM seja eficaz, é necessário que o profissional de marketing esteja ciente das necessidades e desejos dos consumidores finais dos produtos.
Malhotra (2013) afirma que “uma comunicação eficaz resulta de uma mensagem consistente em todas as formas de comunicação”. A tabela abaixo traz uma exemplos de cada ferramenta que poderá ser utilizada:
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11]
[pic 12]
[pic 13][pic 14][pic 15]
[pic 16][pic 17][pic 18]
[pic 19][pic 20][pic 21]
[pic 22][pic 23]
Tabela retirada do livro Malhotra (2013)
Produto
Ao planejar como vender o produto, é preciso entender primeiramente as características de cada produto ou serviço ofertado, seus pontos fortes e fracos, para conseguir criar uma marca de valor real para o consumidor.
Malhotra (2013) afirma que as vendas dos produtos tendem a seguir um padrão de desenvolvimento chamado pelo autor de “ciclo de vida dos produtos, que são: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio”. O ciclo de vida dos produtos age como ferramenta de planejamento, fornecendo as informações necessárias para que percebam mudanças do mercado e reaja a tempo de vitalizar seu produto.
Fase da Introdução
Nesta fase o produto ainda é novo no mercado e precisa introduzir seu valor ao mercado. Malhotra (2013, p. 86) fala a respeito:
“Durante este estágio o produto ainda básico é introduzido ao mercado. Isso não é algo que ocorre de uma única vez – os profissionais de marketing precisam investir constantemente em pesquisa e desenvolvimento para reduzir as imperfeições do produto.”
Fase do crescimento
Nesta fase, os profissionais precisam comparar seu produto aos concorrentes para, se possível, melhorá-lo. Os profissionais de marketing podem melhorar o valor percebido do produto e assim estimular as vendas. Estender a linha do produto ou uma garantia podem ser incluídos como diferenciais do produto ou serviço.
...