A ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASIL
Por: criscunha87 • 11/2/2018 • Abstract • 2.344 Palavras (10 Páginas) • 821 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
CRISTIANE APARECIDA RONCONI CUNHA – RA: B8304G5
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASIL
Exercícios
JUNDIAÍ
2018
EXERCICIOS DOS MÓDULOS 1 AO 4.
1 - Edward Tylor foi um precursor na ciência Antropológica, sobre as teorias desse importante autor leia as assertivas e depois assinale a alternativa correta:
- Para o autor cultura pode ser definida como um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos que os homens nascem, e não depende da sociedade a qual estão incluídos.
- O autor fundou a Escola Funcionalista de Pensamento Antropológico
- Para o autor a cultura é algo adquirido e, portanto não é algo inato.
- Na visão desse autor, o principal aspecto no conceito de cultura é a relação entre o indivíduo e a sociedade, ou seja, “as reações do indivíduo na medida em que são afetadas pelos costumes do grupo em que vive
- Para o autor a Cultura é um sistema simbólico, característica fundamental e comum da humanidade de atribuir, de forma sistemática, racional e estruturada, significados e sentidos às coisas do mundo.
Resposta: A alternativa correta é C. Para Edward Tylor no final do século XIX, definiu cultura como "um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade". A essa definição, seguiram-se muitas outras, e hoje podemos encontrar centenas de formas diferentes para se referir ao mesmo conceito (GURREIRO, 2004).
2 - Geertz é um dos principais teórico da Antropologia. Sobre esse autor assinale a alternativa correta:
- Para o autor a “Cultura é um sistema simbólico, característica fundamental e comum da humanidade de atribuir, de forma sistemática, racional e estruturada, significados e sentidos às coisas do mundo”.
- Na visão desse autor, a cultura é a totalidade do que um grupo social produz, ou seja, idéias, hábitos, valores e bens entre outras coisas. Para ele, a organização de uma sociedade (instituições, economia, religião) são uma parte da cultura. Portanto a política, as leis, enfim, o conjunto das obras humanas são todos elementos constituintes de uma cultura.
- Para o autor a cultura inclui todas as manifestações dos hábitos sociais de uma comunidade, as reações do indivíduo na medida em que são afetadas pelos costumes do grupo em que vive, e os produtos das atividades humanas na medida em que são determinados por tais costumes.
- Definiu cultura como um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade
- Geertz foi o fundador da escola Antropológica culturalista.
Resposta: A alternativa correta é A. Segundo Santos (1988), Geertz faz afirmativas que sabemos que todas as culturas dependem da criação de símbolos para a nossa comunicação e compreensão do mundo que nos cerca, sendo assim, apesar dos símbolos serem próprios a cada cultura, alguns símbolos atualmente são encontrados em muitas culturas diferentes, isso é consequência principalmente da circulação de bens no mercado e das trocas culturais entre diferentes povos.
3 - Quanto a etnografia surge no final do século XIX, inaugura uma nova fase nos estudos antropológicos sobre cultura. Neste momento qual era o objeto central e quem iniciou este método de trabalho? Assinale abaixo a alternativa que melhor responde esta pergunta:
- A etnografia é encontrada inicialmente nos relatos de viagens, e desde o início só foi produzida, única e exclusivamente pelos cientistas sociais.
- A etnografia é a classificação social. Dividindo-as entre bárbaras e civilizadas.
- A etnografia é o método encontrado entre os índios brasileiros para organizar sua vida em sociedade.
- Etnografia é encontrada inicialmente nos relatos de viagens, o objetivo era descrever os povos “exóticos” e eram eitos por missionários, comerciantes, exploradores, militares, dentre outros.
- A etnografia foi usada para justificar a colonização e o etnocídio e atualmente é utilizada como uma arma contra o terror, os terroristas.
Resposta: A alternativa correta é D. Pois a etnografia é usada como recurso da pesquisa qualitativa, a cultura não é vista como um mero reflexo de forças estruturais da sociedade, mas como um sistema designificados mediadores entre as estruturas sociais e a ação humana, é também conhecida como: pesquisa social, observação participante, pesquisa interpretativa, pesquisa analítica, pesquisa hermenêutica. Compreende o estudo, pela observação direta e por um período de tempo, das formas costumeiras de viver de um grupo particular de pessoas: um grupo de pessoas associadas de alguma maneira, uma unidade social representativa para estudo, seja ela formada por poucos ou muitos elementos. Por exemplo: uma comunidade, uma escola, um hospital, etc. (MARCONI, 1998).
4 – A antropologia moderna propõe-se a estudar e compreender os diferentes grupos sociais. Dessa forma é possível afirmar que:
- Os diferentes grupos humanos constroem sua própria visão e forma de atuar sobre o mundo, portanto não é correto hierarquizá-los.
- Os diferentes grupos humanos constroem sua própria visão e forma de atuar sobre o mundo, portanto pode-se hierarquizá-los como superiores ou inferiores.
- Os diferentes grupos humanos constroem sua própria visão e forma de atuar sobre o mundo, portanto como mais ou menos evoluídos.
- Os diferentes grupos humanos constroem sua própria visão e forma de atuar sobre o mundo, portanto devem ser estudados em suas generalidades e não particularidades.
- Na antropologia moderna as diversidades são mínimas, quase inexistentes.
Resposta: A alternativa correta é A. Antropologia é o estudo da humanidade, ela tenta compreender e explicar o funcionamento das sociedades humanas. Os antropólogos agem como intermediários da cultura, esclarecendo temas e posições no contato entre órgãos e autoridades e a população em geral. A antropologia é uma ciência que estuda o homem em sua totalidade, incluindo os aspectos biológicos e sócio-culturais como parte integral de qualquer grupo e/ou sociedade. Seu objeto de estudo é dividido com outras ciências como a biologia, a história, a economia, a psicologia e política, entre outras (MELLO, 2003, p. 34).
...