A Cibercultura
Por: Eveline Cruz • 9/11/2020 • Artigo • 265 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
Após o surgimento da escrita, surge então a necessidade de divulgar cada vez, mais informações. A oralidade, que por milhares de anos foi a principal fonte de aprendizado, associou-se com a escrita trazendo novos horizontes, ampliando o conhecimento e o saber humano.
Hoje, a civilização vive outra mutação comunicacional, que está associada à cultura de novas tecnologias. Esta nova modalidade de comunicação aproxima os indivíduos do mundo inteiro. Denominada pelo neologismo “cibercultura”, esta também se caracteriza pelas práticas sociais, bem como a interação em massa, já que a interatividade está cada vez mais acessível (Internet, celular, etc).
Dentro desta revolução, a educação também se desenvolve no espaço cibernético (rede), a informação circula em tempo real e com rapidez, assim abrangendo maior quantidade de pessoas, isso multiplica as possibilidades de aprendizado. Quanto mais uma pessoa participa da aquisição de conhecimento, mais ela gera para si um saber e com isso se desenvolve.
Pierry Lévy, filósofo que estuda as interações entre a internet e a sociedade, denominou isso de inteligência coletiva, ou seja distribuída, em que todos compartilham o saber.
Um bom exemplo disso, é o uso das comunidades virtuais, fóruns, blogs, enfim uma variedade de mecanismos de compartilhamento de idéias, conhecimento e informação, que a cada dia atrai mais adeptos.
Portanto é necessário que saibamos ultilizar essas novas tecnologias para a construção do conhecimento e a busca pelo saber, transformando o meio em que vivemos com o aprendizado, que é algo fundamental para o desenvolvimento pessoal e intectual de cada ser.
...