A Cinematografia No Marketing
Por: Leo Reis • 18/9/2021 • Trabalho acadêmico • 604 Palavras (3 Páginas) • 117 Visualizações
1
O filme Cidade de Deus, foi um grande sucesso, ele chamou a atenção pelo tipo de produção e pela tamanha realidade representada. Foram usados cenários reais, atores novos, sem experiência, mostrando de fato a realidade de uma comunidade considerada na época um caos, extremamente perigosa.
E o interessante que podemos observar, é como o Cinema Novo estava incorporado no filme. O Cinema Novo buscava expressar justamente isso, a realidade, ter um custo baixo com a produção, mostrar a realidade das classes oprimidas mostrando como existiam pessoas que não tinham nem o que comer.
Com o seguir do filme, vemos uma guerra entre amigos, a busca pelo poder, a vingança. No filme tinha um garoto chamado Buscapé, ele nasceu nesse mundo, entrou para a vida errada, a vida do crime, novamente o filme mostrando como a desigualdade social afeta as classes oprimidas, e principalmente as crianças que seriam o futuro do Brasil.
Víamos uma atuação que deixava a desejar, o filme, assim como o Cinema Novo, não buscavam esse profissionalismo, eles queriam mesmo era a realidade, mostrar essa grande diferenças entre mundos “iguais”. E uma das intenções do filme, e do Cinema Novo, era transformar a visão dos telespectadores, mostrando que a vida do crime não compensa.
Porque no filme mostra que todos aqueles que se meteram com o crime, terminaram com a morte, porém, Buscapé saiu a tempo, ele encontrou a paixão na fotografia e seguiu uma vida honesta, ele sobreviveu a esse caos por ter escolhida uma vida honesta, essa transformação era importante ser passada pelo filme, que seguiu muito bem os conceitos do Cinema Novo.
2
O filme “O Iluminado” se trata de um filme de suspense, sobre o sobrenatural. Já pra começo de história vemos uma semelhança com o Expressionismo alemão, já que nele se encontro elementos de terror.
A história conta sobre um ex-professor que aceita o emprego de zelador de um enorme Hotel durante um período curto de tempo. Logo, ele leva sua família para passar esse período junto com ele. E seu filho pequeno possuía grandes poderes espirituais, novamente se associando com o expressionismo alemão, com o terror.
Existe um impecílio para essa família ser feliz, Jack... Ele sofria de alcoolismo e se tornava cada vez mais agressiva e coisas sobrenaturais aconteciam com esse fato. Logo, vemos outro elemento do expressionismo alemão nesse filme, a representação de angústias e medos, a retratação dos sentimentos humanos. Um terror psicológico.
Em uma cena do filme é relatado um fato sobre o antigo funcionário, cargo o qual ele estaria substituindo, e tal fato era que o ex-zelador tinha enlouquecido e matado suas filhas e esposa e tirando sua vida em seguida. Vemos como é forte nessas partes o expressionismo alemão, mostrando os elementos de medo, a angústia de viver, o sofrimento, a dor, o mal causado por um vício.
O filme deixa a entender que jack é uma reencarnação do antigo assassino e zelador, e que sempre haverá um mal naquele hotel, sempre haverá um novo assassino. Vemos o expressionismo atuando nessa parte, mostrando que existe o bem e o mal.
Em uma parte do filme, Jack vê uma mulher bonita e nua na banheira, ela a beija, mas antes que perceba ela se torna uma senhora velha e com manchas no corpo. Podemos entender isso como uma “criatura”
...