A Cultura organizacional e o desenvolvimento de competências na comunicação empresarial
Por: Bil Bil • 10/5/2018 • Projeto de pesquisa • 498 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
WILLIAN LUIS DE OLIVEIRA
A cultura organizacional e o desenvolvimento de competências na comunicação empresarial.
São Paulo
2017
Produção Individual – turma 1701
Empresa Quimo Dry
A empresa atua no mercado de vendas de quimonos para atletas de artes marciais nas modalidades Judô, Jiu Jitsu, Karatê. A empresa desenvolveu um novo tecido para que a durabilidade do tecido seja mais duradoura e seus produtos com uma formula Dry Fit permite a um treino seco ao atleta, ou seja o tecido não absorve o suor no tecido.
Cultura da Empresa
Estabelecer uma comunicação de mão dupla entre clientes internos e externos para que a empresa contribua com a melhoria de seus processos oferecendo um ambiente corporativo colaborativo e participativo.
A Comunicação Interna, no caminho inverso ao da valorização o resultado é um ambiente ditado por uma Comunicação unilateral, impositiva e meramente instrumental, onde prevalece a formação de profissionais desmotivados e equipes desleais, sem laços consolidados com a organização e sem forças para mudanças comportamentais. Sobre as consequências de uma má gestão de Comunicação Interna no ambiente organizacional, Baldissera (2010) lembra: Assim como a organização é possibilidade de realização profissional/satisfação/prazer, também é portadora de sofrimento; os sujeitos sentem a necessidade de pertencimento, mas há o exercício de poder sobre eles, gerando algum nível de submissão; há o desejo de criar e as normas que limitam as suas possibilidades criativas (BALDISSERA, 2010, p. 66). Portanto, percebe-se na Comunicação Interna papéis que vão muito além da criação de canais de troca de informação. Ela é uma via de mão dupla e representa tanto a voz da administração como a dos funcionários. Por meio dela, a Comunicação se democratiza e o ambiente de trabalho se torna benéfico, tanto para a administração, quanto para os seus funcionários, que muitas vezes consideram os seus empregos como um dos grandes objetivos de suas vidas. Em alguns casos, chegam a passar mais tempo envolvidos em seus trabalhos do que com as suas próprias famílias. Por meio da Comunicação, é possível alcançar
fidelização e maior nível de participação dos funcionários, o que pode representar ambientes de trabalho mais produtivos para as empresas. Ou seja, consideramos que a Comunicação Interna contribui com o preparo de um ambiente ideal para a aplicação de novos conceitos, ações estratégicas e mudanças em geral.
Para que a comunicação seja positiva aos olhos do colaborador a empresa apresentará um programa de endomarketing assim como realizará treinamentos constantes para avaliação das competências de seus colaboradores. Se faz necessário que a qualidade da comunicação interna desperte ao colaborador a vontade de contribuir para melhoria de processos e inovação dos produtos e serviços da empresa.
...