A Importância Da Governança Corporativa
Exames: A Importância Da Governança Corporativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SBAA • 27/10/2014 • 710 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
Governança Corporativa
A governança corporativa tem sido cada vez mais introduzida nas grandes empresas, por se tratar de um processo que rege as regras do relacionamento entre os principais interessados nos assuntos das empresas, no entanto, este seguimento é considerado novo no Brasil e existem diversas controvérsias sobre o assunto.
Existem diferentes definições dadas por autores estrangeiros para o tema governança corporativa, entre as quais estão:
Shleifer e Vishny (1997):
“Governança Corporativa lida com as maneiras pelas quais os fornecedores de recursos garantem que obterão retorno sobre seu investimento”
Jesen (2001):
“Governança é a estrutura de controle de alto nível, consistindo dos direitos de decisão do conselho de administração e do diretor executivo, dos procedimentos para alterá-los, do tamanho e composição do conselho de administração e da compensação em posse dos gestores e conselheiros”
No Brasil o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) estabeleceu o seguinte conceito:
“Governança Corporativa é o sistema que assegura aos sócios proprietários o governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva. A relação entre propriedade e gestão se dá entre o conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal, instrumentos fundamentais para o exercício do controle. A boa governança assegura aos sócios equidade, transparência, responsabilidade pelos resultados (accountability) e obediência às leis do país (compliance)”
Vale ressaltar que essas conceituações dadas por diferentes autores que visam apenas a maximização da riqueza através de um relacionamento entre acionista e gestor, também conhecido como modelo shareholders, que predomina em países como Estados Unidos e Reino Unido.
Contudo, existem outros grupos sociais que se relacionam diretamente com as organizações e são afetados diretamente pelas tomadas de decisões, são eles: acionistas minoritários, fornecedores, colaboradores e a comunidade em geral, esse grupo da origem ao modelo stakehoders.
Essa visão é muito criticada por alguns autores como Jensen (2001, p.2) que afirma que conceder controle a qualquer outro grupo seria o mesmo que permitir que este grupo jogue pôquer com o dinheiro dos outros, criando ineficiência com possibilidades de fracasso.
Importância da governança corporativa
A falta dos valores de governança corporativa é um dos fatores que mais potencializa os conflitos, e muitas vezes põe em risco a própria sobrevivência de muitas empresas de natureza familiar, gerada, frequentemente, por conflitos entre os próprios familiares/proprietários (estima-se que, em torno de 80% das empresas enfrentam esse tipo de problema). Tais conflitos existem, muitas vezes pela falta de transparência e unidade de entendimento do negócio junto aos familiares que estão fora da administração da empresa. Outras vezes, é o tratamento distinto entre os familiares com direitos iguais, ou ainda, a falta de responsabilidade pelos resultados daqueles que estão na administração da empresa frente aos que não estão que provocam tantos
...