A Importância da Informação no Marketing
Por: erickmarques • 16/9/2018 • Artigo • 1.200 Palavras (5 Páginas) • 210 Visualizações
A importância da informação no marketing
Resumo
Este texto traz a importância da informação, voltada para o marketing, através do Sistema de Informação de Marketing (SIM). Mostrando como é essencial o uso adequado do conhecimento sobre o público consumidor.
Palavras-chave: Informação, Marketing, Sistema de informação.
1 Introdução
Este artigo tem como objetivo mostrar o quão importante a informação pode ser no marketing, o quão necessário é ter informações específicas e corretas para que o público alvo se interesse pelo produto oferecido.
2 Sistema de Informação de Marketing
O Sistema de Informação de Marketing é extremamente importante para que haja competitividade no mercado de marketing, por este sistema as decisões tomadas são melhoradas, diminuindo os erros dos gestores. Segundo os especialistas do marketing, Kotler e Armstrong, o SIM é construído por pessoas, equipamentos e procedimentos que reúnem, avaliam e distribuem informações necessárias, atuais e precisas para que os profissionais possam tomar decisões.
É uma maneira confiável de determinar qualidade das decisões de gestores, benefícios deste sistema de informação: aumento de valor dos produtos, mais segurança, melhor serviço, maior competitividade, menos erros, maior precisão, qualidade, eficiência, produtividade e oportunidade.
O marketing foi se aperfeiçoando muito durante as décadas, desde a década de 50 até os dias atuais, muita coisa mudou, o crescimento da informática teve grande impacto nisto, a exigência de informações se tornou cada vez maior. Nos anos 90 muitos autores enfatizaram a necessidade de as empresas estarem conectadas globalmente.
Para que o SIM funcione, são necessárias três atividades:
- A base de dados para monitorar e analisar o desempenho da empresa.
- A pesquisa de marketing para a resolução de problemas específicos.
- A inteligência competitiva que fornece um conjunto de procedimentos e fontes de informações.
O SIM também pode ser definido como um processo sistemático de organização, geração, padronização, armazenamento, análise e disseminação contínua de informação para ser utilizada nas decisões de marketing (ETZEL et al., 2001)
O ponto de partida é a demanda de informações pelos usuários. A interação se dá com a geração de informações solicitadas, a partir do banco de dados interno, das atividades de inteligência de marketing (coleta e análise de informações publicamente disponíveis sobre concorrentes e suas ações) e da pesquisa de marketing. Depois, o sistema ajuda os usuários a analisarem as informações que devem contribuir para as suas tomadas de decisões (KOTLER, 2007).
Os modelos matemáticos e analises estatísticas geram relatórios regularmente e os estudos de relatórios antigos e novos atualizam as informações e mostram as tendências atuais. Dependendo do tamanho da empresa é necessária a utilização de computadores para modelar o sistema, a tecnologia contribui para que os dados sejam processados mais rapidamente e facilita o acesso e amplia o armazenamento.
[pic 1]
2.1 Pesquisa
De acordo com Crocco (2006), as necessidades de estudos mais frequentemente identificadas na área de pesquisa de mercado são: Análise de propaganda, análise de negócios, análise de produtos, análise de mercado e análise de clientes e funcionários.
Os gestores de marketing e os pesquisadores estão incumbidos de trabalhar juntos para definir o problema de pesquisa e determinar os seus objetivos. A união desses profissionais é essencial, porque essa é considerada a fase mais difícil da pesquisa (KOTLER, 2007).
Se o problema de pesquisa não for bem estruturado, o modelo será errado e acabará gerando uma análise diferente da demanda inicial. Portanto pesquisadores e gestores devem trabalhar juntos para que o objetivo seja atingido com maior eficiência e qualidade.
Os tipos de pesquisa são:
- A pesquisa exploratória que reúne informações iniciais que contribuem com a formação do problema, dar ideias, dados e hipóteses de resposta ao problema.
- A pesquisa descritiva que mostra características importantes de grupos, contribuindo na previsão de consumo e identifica o potencial de mercado.
- A pesquisa casual que descobre a relação de causa e efeito, testa hipóteses dos mesmos.
2.2 Plano de pesquisa
O planejamento da pesquisa define objetivos que devem ser cumpridos durante a pesquisa, facilita a interação entre pesquisadores e gestores e inclui explicações do projeto. Este plano deve ter os tipos de pesquisas e métodos que devem ser escolhidos, os problemas abordados, objetivos, informações que serão obtidas, como os resultados ajudarão no processor de decisão da administração e os custos.
...