A Leitura em múltiplas fontes: Um processo investigativo
Por: Vitor Bazote • 17/5/2018 • Trabalho acadêmico • 680 Palavras (3 Páginas) • 273 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
digite aqui O NOME DO DEPARTAMENTO OU COORDENAÇÃO
digite aqui O NOME DO CURSO
Vitor torquete bazote
a leitura em múltiplas fontes: um processo investigativo
rESENHA ACADÊMICa de artigo científico
LONDRINA
2018
a leitura em múltiplas fontes: um processo investigativo
Resenha acadêmica apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa, do curso de Engenharia de Produção, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Orientador: Prof. Dr. Givan Ferreira
Londrina
2018
A leitura em múltiplas fontes: Um processo investigativo
No artigo “A leitura em múltiplas fontes: Um processo investigativo” produzido por Carla Viana Coscarelli, da Universidade Federal de Minas Gerais/Belo Horizonte, traz uma abordagem sobre a leitura no ambiente digital, como um processo de investigação diante de diversas fontes informativas possíveis de se encontrar na internet e de estratégias que podem ajudar o leitor nesse processo, para atingir uma leitura bem sucedida e alcançar o seu principal objetivo: a aquisição de conhecimento.
A autora cita como a internet oferece um ambiente farto ao navegador, sendo verídico ou não, necessário ou não, para aquilo que se procura e expondo assim a necessidade de que se faça uma navegação consciente diante daquilo que é pesquisado. Ela mostra como a leitura na internet normalmente é um processo, que envolve a formação de perguntas e a investigação para a construção das informações, ou seja, um “processo dinâmico de estar aberto para a curiosidade e para a perplexidade e para o conhecimento e a compreensão o mundo” (GALILEO EDUCATIONAL NETWORK, 2004).
É citado como o leitor necessita ler várias abordagens do mesmo assunto, uma vez que a internet promove acesso fácil e rápido a infinitas fontes. Como saber quais textos ler e a sequencia da leitura que deve ser seguida, reconhecer e articular as informações, identificar os pontos de concordâncias e divergências entre os diversos textos é a chave para uma boa leitura que realmente trará aprendizado. As estratégias de leitura podem também acontecer de não serem suficientes para atingir o sucesso e o cumprimento dos objetivos em mente: “O leitor pode associar um conhecimento prévio inadequado ao conteúdo de texto, julgar mal a importância da informação de texto, ou lutar para resolver dificuldades de processamento. Todas essas ações podem ser consideradas estratégicas” (CHO, 2014, p. 254).
Assim a autora afirma que uma leitura digital, não são todas as pessoas capazes de realizar sem ajuda e orientação. Algumas pessoas ficam perdidas, sem conseguir separar as informações mais relevantes, de organiza-las em categorias ou em ordens logicas. E como esse tipo de leitura faz parte do cotidiano de alunos, e que muitas vezes eles não dominam essas técnicas, cabe aos professores deixar claro o propósito e a tarefa relacionada com a leitura, além de estimular e orienta-los sobre como seguir as estratégias de leitura para alcançarem uma melhor compreensão do texto.
...