A Mercedes Do Marketing
Por: Carolina Cruz • 22/12/2020 • Trabalho acadêmico • 834 Palavras (4 Páginas) • 249 Visualizações
CATARINA: Slide 2: A campanha que elegemos é uma campanha transmedia, pois possui uma mensagem que é dividida em diversas narrativas e que se complementam nos diferentes medias.
Escolhemos esta campanha devido à narrativa presente no vídeo, porque fala da ambição e do poder que é uma mulher com objetivos e determinada em pleno séc. XIX.
BRUNA: Slide 4: O caso de Bertha teve muito mais impacto naquela altura mais do que teria hoje em dia devido à mentalidade da época, em que a mulher era vista apenas para procriação e lides domésticas, como se de um objeto da sociedade se tratasse. Este papel da mulher torna-se enaltecido quando Bertha surgiu numa invenção e por isso sentiram necessidade de a apelidar de bruxa, por ser algo fora do vulgar e vindo de uma mulher.
CAROLINA: Slide 5: Apesar de já estarmos no séc. XXI, ainda existe muita discriminação de género em muitas partes do mundo. Apesar de que nos países desenvolvidos já há uma maior valorização do papel da mulher na sociedade, no entanto, ainda é um trabalho em progresso pela igualdade de género. Daí a necessidade da Mercedes desenvolver este anúncio baseado em factos verídicos, visto que o mundo dos carros é caracterizado como um mundo tipicamente masculino querendo assim cativar o interesse das mulheres pela marca, valorizando Bertha para mostrar que se não fosse uma mulher provavelmente a Mercedes nunca tinha nascido. Serve assim de exemplo, para as mulheres da sociedade atual e criar a tendência para contrariar os pensamentos machistas de que o mundo dos carros seja só para homens.
CATARINA: Slide 6: (depois de mostrar o vídeo): Sabemos que se trata de uma campanha transmedia, porque a história presente no website da mercedes, sobre Bertha Benz, completa a história da campanha que mostrámos, disponibilizada no canal do youtube da marca, não sendo esta repetitiva e dando assim continuidade à narrativa inicial.
CATARINA: Slide 7 e 8: Na campanha surge a frase “She believed in more than a car, she believed in herself”, esta frase transmite-nos que foi através desta campanha que motivou a mobilização de mulheres pelo mundo fora, convergindo na “she’s mercedes”. Pois, tendo sido Bertha a impulsionar, a motivar e a inspirar o seu marido ajudou a criar uma indústria pioneira e é essa força e destaque que a mercedes considera um traço comum a todas as mulheres de sucesso.
BRUNA: Slide 9: Consideramos que uma das estratégias transmedia presentes na campanha é a subjetividade, pois apesar de Carl Benz ser o criador da Mercedes-Benz foi Bertha quem o impulsionou e pelo que esta narrativa se focou numa personagem secundária.
BRUNA: Slide 10: A mobilização “she’s mercedes” é um espaço criado onde mulheres podem-se conectar e trocar ideias e partilhas as suas experiências estando em permanente aprendizagem umas com as outras elevando o seu potencial ao máximo. Este movimento já conta com 5 anos de história.
CAROLINA: Slide 11: She’s mercedes conta com uma página dedicada ao movimento no web-site formal da mercedes-benz, mas também mistura outros formatos.
CATARINA: Slide 12: A she’s mercedes proporciona a realização de eventos, um pouco por todo o mundo, que junta mulheres com as características que mencionámos anteriormente, com vista a trocarem ideias também sobre o mundo automóvel e não só. O último evento da “she’s mercedes” em Portugal “she’s mercedes off road experience” efetuou-se no dia 10 deste mês na Nazaré. Este foi um momento exclusivo dando uma maior imersão na narrativa aos participantes.
...