TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública

Por:   •  6/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Referencial Teórico

1. Introdução

Para conhecer as reais necessidades, hábitos e segmentos de um determinado público, é preciso antes de tudo entender o seu comportamento e como este se identifica perante a sociedade.
Para isso, é necessário a criação de um estudo, que busca entender e colher informações que ajudem a direcionar os esforço para atingir esse grupo. Mas, como ter certeza das perguntas que devem ser feitas a este grupo, sem antes ter um primeiro contato com ele?
Para isso é usada a pesquisa exploratória, que consiste em uma ferramenta preliminar de analise e coleta de dados, que visam tornar as pesquisa subseqüentes mais assertivas e precisas.

2. O que é o Estudo Exploratório

Para Godoy (1995, p.58) Um trabalho é de natureza exploratória quando envolver levantamento bibliográfico entrevistas com pessoas que tiveram (ou tem) experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. assim, este método visa dar um maior conhecimento ao pesquisador  sobre o assunto, de maneira que este possa formular problemas e criar hipóteses mais assertivas, que possam ser pesquisadas por estudos posteriores (GIL, 1999, p. 43). Ainda, a pesquisa exploratória visa criar uma visão geral do que esta sendo estudado, tornando as pesquisas seguintes, mais próximas da realidade e mais fieis ao seu propósito.

3. Método de estudo

O estudo exploratório constitui um primeiro contato com o assunto, partindo de pouco ou nenhum conhecimento prévio, buscando chegar a um conhecimento autentico e refinado sobre o universo estudado. Para isso são necessárias varias etapas, onde cada umas destas se baseia na anterior, tornando o estudo continuo. Os passos iniciais estão na coleta de dados secundários, analisando mercado, categoria e segmento, entrevistas em profundidade e não-dirigidas, que proporcionam dados mais liberdade de expressão, sem a formação de conceitos pré-definidos, onde o entrevistado tem total autonomia, podendo se extrair o maior volume possível de informação do entrevistado sem limitar suas respostas. Estes dados devem passar por sistemas classificatórios e a partir das afirmações colhidas, aprofundarem as perguntas, tornando-as mais precisas (QUEIRÓZ, 1992). Até o ponto onde estas se tornem exatas o bastante para gerar o problema referencial onde as outras pesquisas entrarão em ação. A partir deste ponto é possível a criação de hipóteses e de sinterização de novos métodos para avaliar as respostas obtidas.

4. Concluindo

A pesquisa exploratória é um estudo inicial para se alcançar um maior entendimento sobre o universo a ser estudado, sendo a ferramenta de primeiro impacto com o publico e de fermentação do conhecimento do entrevistador. entrevistas em profundidade e não-dirigidas não as principais ferramentas de obtenção de respostas e a pesquisa deve ser continua e fiel a realidade, deixando de lado os viés do pesquisados, para assim atingir a real necessidade do publico.

5. Referências

 PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Rita apud THEODORSON, G. A. & THEODORSON, A. G.(1995). Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Sítio Scielo Public Health <> Acessado em 07 de março de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com