A Política Socioambiental da Organização
Por: luzireny • 17/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.112 Palavras (5 Páginas) • 249 Visualizações
PROINTER 2 RELATÓRIO FINAL
Levantamento de campo
1.Política Socioambiental da Organização
-Qual o posicionamento da organização em relação a questão socioambiental?
A marca Natura vem por meio de suas submarcas estimulando valores e comportamentos necessários à construção de um mundo mais sustentável. Em 2013 atingimos a meta firmada em 2007 de redução de 33% das emissões relativas de gases de efeito estufa (GEE). O compromisso voluntário foi alcançado com ações e projetos de redução em todos os processos da nossa cadeia de valor (da extração de matérias-primas ao descarte do produto após o uso).
Recentemente também apresentou sua nova Visão de Sustentabilidade, abordando as diretrizes que nortearão a sua atuação empresarial até 2050, com ambições e compromissos até 2020. Entre os princípios que orientaram o desenvolvimento desse novo modelo de atuação estão a economia circular; incentivo ao consumo consciente; responsabilidade pela cadeia de valor; geração de impacto social por meio de incentivo a educação e novos modelos de negócios sustentáveis.
-Há consciência socioambiental por parte dos proprietários, funcionários, clientes e fornecedores? E comprometimento?
Os sócios fundadores afirmam que estão conscientes de que precisam e querem fazer muito mais, na urgência dos tempos em que vivem, há emergencias que os chamam para a ação. Em 2008 deu-se um importante passo no aprimoramento de seu desempenho ambiental, um dos destaques foi do projeto Carbono Neutro, programa responsável por reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 33% entre 2007 e 2011.
A natura entende que inserir os fornecedores e funcionários no modelo de negócios é um compromisso que passou assumir com o propósito de incentivar a conservação ambiental e valorizar o conhecimento tradicional e isso é provado nos números de redução de emissão de gases de efeito estufa. Os clientes aos poucos estão percebendo essa pegada e passando também a fazer uso de maneira responsável dos recursos naturais.
-Existe uma política socioambiental definida na organização? Se sim, qual? Descreva.
A sustentabilidade permeia todo nosso modelo, levando em conta os problemas e processos sociais, adotando dessa forma, uma postura consciente, uma vez que procura consumir com responsabilidade e harmonia visando o bem-estar comum. A trajetória da Natura é permeada pelo compromisso de estabelecer, manter e valorizar relações pautadas pela ética, transparência e diálogo aberto e permanente com todos os públicos de interesse, desde colaboradores, consultores, fornecedores, acionistas e comunidade do entorno até o consumidor final.
-Quais os tipos de resíduos produzidos pela organização?
Os resíduos sólidos gerados na Natura são gerenciados por meio de processos sistematizados, que contemplam as etapas de segregação, classificação, acondicionamento, coleta, transporte e destinação final. Tais atividades são planejadas e desenvolvidas priorizando ações de redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, com o objetivo de diminuir os impactos ambientais desses processos.
A geração total, no entanto, vem acompanhando o crescimento da Natura, em 2008 houve um aumento de 8% em relação ao ano anterior, já a produção por unidade faturada caiu 6,95%, de 24,1 gramas por unidade, em 2007 para 22,4 gramas por unidade.
Destinação de resíduos 2006 2007 2008 |
Incinerados (t) n.d. 186,93 176,3 |
Descarregados em aterro (t) n.d. 605,52 627,8 |
Reciclados (t) n.d. 5827,22 6319,5 |
-Quais atividades realizadas pela organização podem ser consideradas sustentáveis?
Entre tantas atividades consideradas sustentáveis estão:
- Projeto Carbono Neutro elimina 9,0% das emissões relativas da Natura em dois anos, o que indica a proporção do desafio assumido pela Natura de reduzir em 33% em cinco anos suas emissões de Gases do Efeito Estufa.
- Lançamento da linha infantil Naturé, que leva as crianças, de forma lúdica, a vivenciar as primeiras noções de uso consciente da água.
- Redução do consumo de água (8,91%) de energia (16,88%) nas operações industriais, por unidade faturada.
- Reduzir o impacto ambiental médio das embalagens (Avaliação de Ciclo de Vida- AVC) para 72 mpt/kg que foi reduzida para 71,3mpt/kg
Em relação a saúde e segurança foram feitas adequações e revisões dos processos de gestão de segurança do trabalho, utilizando a norma OSHAS 18001 como modelo. Elaboramos normas e procedimentos específicos para lidar com situações de risco e foi relançado o programa Quase Acidente, para incentivar a comunicação de eventos e situações de risco para seus colaboradores. A boa notícia é que se teve uma redução de 24% no número de acidentes registrados com os subcontratados e prestadores de serviços, que muitas vezes, executam atividades com riscos mais elevados.
...