A Promoção e Merchandising
Por: ferrcs • 10/6/2020 • Trabalho acadêmico • 1.155 Palavras (5 Páginas) • 180 Visualizações
Rio de Janeiro, 08 de junho de 2020.
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Trabalho de Disciplina
Promoção e Merchandising
Fernanda Coutinho dos Santos
O PROJETO FINAL DE SUA LOJA
Introdução:
Com as alterações tecnologias e ampliação de conexões globais, as experiências de consumo e expectativa de clientes também vem sofrendo modificações. As infinitas possibilidades trouxeram uma alta competitividade de mercado e a busca por inovações e atrativos são essenciais para a diferenciação no mercado de varejo. O consumidor hoje em dia busca fatores que traga uma conexão e identificação com o produto e a marca de onde está comprando, e isso traz a necessidade de que a compra seja mais do que um ato, mas sim uma experiência.
Essa experiência passa por diversos patamares, mas a humanização e o bom tratamento na hora do consumo são fundamentais, e para além da compra imediata, uma fidelização será o que irá de fato garantir o crescimento. A percepção do cliente sobre o produto passa a ter total influência da experiência que ele terá ao adquiri-lo, construindo uma memória afetiva com o ato de consumir, e a percepção é levada à imagem geral da marca. Criar essa experiência é necessário através de uma série de fatores que devem ser planejados do teto ao chão nas lojas, e analisaremos alguns desses fatores a seguir.
Principais fatores do Design de Loja que influenciam na experiência do consumidor.
O estudo e cuidado com o Design da loja é essencial para trabalhar estratégias de ambientação afim de influenciar a decisão do consumidor. O objetivo é ter um espaço harmonioso que possa seduzir e encantar clientes, e o trabalho deve ser feito pelo Visual Merchandising, se tornando também um ato de venda.
Alguns padrões devem ser estudados e notados, como a maneira que o cliente percorre a loja e seus campos de visualização, qual o melhor padrão de layout, etc. Essas ferramentas de exposição serão um dos principais fatores de diferenciação da loja de concorrentes.
Os fatores do VM para a construção do Design são divididos entre externos e internos. Nos fatores externos destacamos: Vitrines, entrada, sinalização e localização; nos fatores internos temos: Tipo do piso, materiais, teto, expositores, espelhos e área dos caixas.
Fatores Externos
A ambientação do cliente começa do lado de fora da loja, com a visualização da fachada. É essencial que esta esteja bem estruturada e atrativa para que o comprador se sinta atraído a entrar na loja. Se possível, um bom planejamento de localização que analise o ritmo de tráfego de pessoas circulando na região. A vitrine é um dos primeiros passos da comunicação com o cliente, devendo estar sempre bem planejada e atrativa, aberta a ações criativas e bonitas que chamem a atenção e gere identificação de quem passa. Elas contem a informações do que o consumidor encontrará na loja, e a quantidade de informação passada deve ser equilibrada afim de que não gere confusão.
Fatores Internos
O cuidado com o interior da loja deve ser tomado desde o tipo de piso que influenciará na maneira com a qual o cliente percorre a loja, tendo atenção com a velocidade com a qual determinado local será visualizado, ou se aquela área é muito estreita para
passagem. Também deve ser estudada a maneira com a qual os produtos estão expostos nas lojas e quais os produtos que você quer que seja melhor visualizado e a maneira com a qual irá chamar atenção. A forma com a qual um produto é apresentado influencia no nível que ele será vendido. O número e a disposição de caixas também merecem atenção, de forma que a fila não prejudique a passagem de clientes pela loja e o fluxo de filas não seja intenso a ponto de fazer o consumidor desistir da compra.
Técnicas de Merchandising
O ponto de venda se torna uma ação de Marketing a partir do momento em que a ambientação da loja influencia diretamente na decisão de compra do consumidor.
Algumas técnicas estratégicas de Merchandising podem ser utilizadas para conseguir atenção do cliente, dentre elas destacamos: a disponibilização do layout de acordo com o público alvo, a sinalização adequada com o objetivo de o consumidor conseguir encontrar facilmente o produto que busca, trazendo uma maior sensação de conforto no local. A iluminação pode ser uma grande aliada para guiar o cliente na loja, disfarçando ou destacando peças especificas, além de definir a sensação que a loja quer passar. A repetição de produtos na loja também pode ser usada de forma estratégica.
...