A Questão da Ética na Governança Corporativa
Por: Vitor Leão • 23/4/2015 • Projeto de pesquisa • 2.618 Palavras (11 Páginas) • 269 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Marketing
PROJETO INTERDICIPLINAR
(PROINTER II)
RELATÓRIO FINAL
SOROCABA/ SP – 2014
PROJETO INTERDICIPLINAR
Matérias:
• Direito Empresarial
• Tecnologias de Gestão
• Responsabilidade Social e Meio Ambiente
TUTOR EAD. Luiz Manuel Palmeira
TUTORA PRESENCIAL: Letícia Arakaki
SOROCABA/ SP
2014
Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Superior de Tecnologia em Marketing na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutora Letícia Arakaki.
SOROCABA/ SP
2014
SUMÁRIO
1. RESUMO 2
2. INTRODUÇÃO 3
3. A QUESTÃO DA ÉTICA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 4
3.1 A ÉTICA EMPRESARIAL 4
3.2 GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE 5
4. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL 6
4.1 ECONOMIA VERDE 8
4.2 DIREITO EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL 9
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. RESUMO
No decorrer das últimas décadas, a responsabilidade empresarial em relação ao meio ambiente tem se tornado cada vez mais um fator de grande importância para as organizações. Os consumidores cada vez mais se preocupam com o processo em que são produzidos os produtos que adquirem.
Além do preço e da qualidade, a postura ética das empresas em relação à natureza vem sendo cada vez mais vista como um diferencial positivo pela sociedade. Por conta disso, as empresas vêm investindo no tratamento da responsabilidade social e a consciência ambiental com seus colaboradores. As organizações são motivadas a atuarem com maior transparência e adotarem um sistema de gestão com medidas ambientais preventivas, metas e incentivos para poupar recursos ambientais através de um desenvolvimento sustentável.
Outro fator são as leis referentes à responsabilidade administrativa, que tornaram-se mais rígidas nos dias atuais, de modo que o descaso com o meio ambiente não é mais tolerado no mercado atual, podendo provocar processos e multas para as organizações que não as cumpram.
2. INTRODUÇÃO
Neste Prointer, abordaremos o tema “Questão da Ética na Governança Corporativa”, onde buscaremos demonstrar a importância do fator ético para uma Governança Corporativa de qualidade, com o objetivo de tornar a empresa eficiente e mais apta na conquista do mercado, resultando numa maior confiabilidade dos seus clientes.
Demonstraremos que é imprescindível que o estudo da Governança Corporativa não fique restrito apenas ao teórico, mas sim deve ser colocado em prática para que a aplicação das regras contribua na valorização da empresa, tanto para seus clientes como para seus acionistas e colaboradores.
Ao longo deste Prointer, será analisada a importância de uma gestão que venha a atender as questões ambientais, além de tratar das leis e normas para a preservação do meio ambiente e diminuição dos impactos nele provocados pelas ações das organizações. Vamos demonstrar o papel da ética neste sentido e de que maneira ela contribui para maiores chances de alcançar o sucesso empresarial.
Será apresentado também um conjunto de mecanismos para incentivo e monitoramento, assegurando que os interesses dos acionistas sejam bem representados pelos executivos da empresa.
3. A QUESTÃO DA ÉTICA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA
3.1 A ética empresarial
A palavra ética deriva-se do grego ethos e significa “aquilo que pertence ao caráter”. É compreendida como um conjunto de princípios e valores, com base filosófica ou científica, das ações norteadoras da conduta dos seres humanos na sociedade. A ética possibilita que o funcionamento social seja equilibrado, relacionando-se com o sentimento de justiça. Cada grupo ou sociedade possui seus próprios valores morais e códigos de ética, construídos de acordo com seus princípios históricos e culturais.
A ética aplicada no conceito empresarial visa uma interação corporativa com os seus públicos através de boas práticas e referências, expressando assim o sentimento social. Para Camargo (1999), “a ética profissional é a aplicação da ética geral no campo das atividades profissionais; a pessoa tem que estar imbuída de certos princípios ou valores próprios do ser humano para vivência nas suas atividades de trabalho.” Torna-se oportuno a incorporação da ética no contexto organizacional, visto que as atividades empresariais, além de valores econômicos, devem também preocupar-se com a realização do bem geral.
O aumento da qualidade dos relacionamentos de uma organização, no ambiente interno e externo, oferece maiores oportunidades de que a mesma seja percebida como uma empresa ética. As empresas, como organizações racionais que são, precisam compreender as suas obrigações para com a sociedade e o meio
...