A Rede Social
Por: markimalfa • 21/5/2018 • Resenha • 356 Palavras (2 Páginas) • 1.415 Visualizações
A REDE SOCIAL
A REDE SOCIAL Direção: David Fincher, Produção: Kevin Spacey. Columbia Pictures, 2010.
Marcos Oliveira
O filme (A Rede Social) retrata a história da criação de uma das principais redes sociais que surgiu nos últimos tempos, o Facebook. O idealizador da ideia foi o universitário Mark Zuckerberg e o amigo Eduardo Saverin, no decorrer do filme são retratados discussões e ousadias que no fim acabaram por tornar o que o Facebook é hoje, contudo, é incrível o número de lições que podem ser levadas para o escopo do empreendedorismo, nos permitindo analisar alguns aspectos interessantes.
A história do filme retrata Zuckerberg um universitário com grande inteligência na área de tecnologia, nada sociável e que passava boa parte do seu tempo em frente a um computador. O início da rede social é retratado no momento que Zuckerberg decide criar uma sistema para eleger a mulher mais bonita de Havard, que acaba por gerar um grande índice de popularidade da aplicação. Com a grande visão que lhe foi proporcionado, os irmãos Winklevoss convidam Mark para iniciar uma rede social, contudo, com seu temperamento individualista, ele resolve seguir sozinho e criar sua própria rede social, posteriormente ele pede ajuda ao seu amigo Eduardo, um brasileiro com uma ótima visão de administração de negócios, nascendo então o Facebook.
Com base no filme pode-se destacar vários ensinamentos de empreendedorismo: simplicidade na ideia inicial, aperfeiçoamento e a busca de investidores. Segundo o filme a ideia do Facebook surge numa reflexão de Mark sobre a criação de um “site onde os universitários de Harvard pudessem interagir uns com os outros” para eleger a garota mais bela do campus. Diante dessa ideia que o caminho para o surgimento do Facebook materializou-se.
Algo a se destacar no filme é a utilização do conhecimento, pois ter conhecimento é importante, mas usar o que sabe para fazer coisas grandes é mais importante ainda. Uma pessoa vai ser lembrada pelos seus feitos e não pelo seu conhecimento puro. Ninguém foi contratado pelo que achava que podia fazer, mas pelo que já tinha feito. O filme mostra uma cena de um programador sendo contratado após burlar esquemas de segurança de uma rede.
...